14 de Setembro, 2024 12h09mClima

Tempo seco e ar poluído: como aliviar os sintomas da sinusite?

O inverno costuma trazer diversos problemas respiratórios, principalmente o agravamento de bronquites, rinites, resfriados e sinusites.

 O inverno costuma trazer diversos problemas respiratórios, principalmente o agravamento de bronquites, rinites, resfriados e sinusites. Além disso, como tende a ser seco, e agora, com o agravamento do qualidade do ar por causa das queimadas, é comum que as vias respiratórias fiquem obstruídas e ressecadas. Quando isso acontece, as pessoas recorrem a meios de aliviar, limpar e umidificar as mucosas.

O soro fisiológico costuma ser um grande aliado, mas outras ações que podem ajudar a acabar com o ressecamento são o uso de umidificadores e a inalação de vapor por água quente. 

Segundo a Dra. Jackeline Barbosa, vice-presidente da área Médico-Científico da Herbarium, indústria farmacêutica líder em fitoterapia no Brasil, também existem soluções nasais que auxiliam em diferentes estágios os problemas respiratórios, como a sinusite.

“As soluções isotônicas são as que apresentam a mesma quantidade de sais minerais quanto os sais presentes nos fluidos corporais. Ou seja, são líquidos que possuem uma quantidade igual de água e cloreto de sódio em sua composição. Este tipo de produto pode ser utilizado em qualquer época do ano, pois é mais brando e ajuda a prevenir irritações”, explica Dra. Jackeline.

Publicidade

Por outro lado, as soluções hipertônicas apresentam mais cloreto de sódio do que água. O nome “hiper” significa “aumento”, então são geralmente mais utilizadas em casos onde as narinas estão muito congestionadas e em quadros respiratórios intensos. 

Quando os indivíduos apresentam sinusite e outras inflamações faciais, os produtos com maior concentração não servem apenas como descongestionantes, mas também fluidificantes e umidificantes.

“É importante lembrar que qualquer quadro sintomático que demore a passar requer um diagnóstico e um tratamento adequado. Soluções isotônicas ou hipertônicas podem auxiliar na diminuição de sintomas e aumento da qualidade de vida, mas a procura de auxílio médico é fundamental em casos que não melhoram”, conclui a especialista

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales atrai visitantes e se destaca como polo de turismo de proximidade no noroeste paulista, relata a pesquisa da Fatec

Jales, Munícipio de Interesse Turístico (MIT), tem se consolidado como um importante polo de turismo de proximidade, especialmente para moradores de cidades vizinhas.

02 de Agosto, 2025

Palmeira D’Oeste terá 1º Dia de Campo do Sebrae e 33ª Feira da Uva nesta semana

O Sebrae-SP realiza, em parceria com o Senar-SP e o Sindicato Rural de Jales, o 1º Dia de Campo de Palmeira D’Oeste e região, marcado para o dia 10 de setembro, a partir das 13h, na Chácara São

06 de Setembro, 2025

Santa Albertina celebra o sucesso da 3ª edição do Projeto “Limpando e Reciclando”

Santa Albertina vivenciou mais uma edição de sucesso do projeto Limpando e Reciclando, iniciativa que alia conscientização ambiental e prevenção à saúde.

30 de Agosto, 2025