14 de Setembro, 2024 12h09mClima

Tempo seco e ar poluído: como aliviar os sintomas da sinusite?

O inverno costuma trazer diversos problemas respiratórios, principalmente o agravamento de bronquites, rinites, resfriados e sinusites.

 O inverno costuma trazer diversos problemas respiratórios, principalmente o agravamento de bronquites, rinites, resfriados e sinusites. Além disso, como tende a ser seco, e agora, com o agravamento do qualidade do ar por causa das queimadas, é comum que as vias respiratórias fiquem obstruídas e ressecadas. Quando isso acontece, as pessoas recorrem a meios de aliviar, limpar e umidificar as mucosas.

O soro fisiológico costuma ser um grande aliado, mas outras ações que podem ajudar a acabar com o ressecamento são o uso de umidificadores e a inalação de vapor por água quente. 

Segundo a Dra. Jackeline Barbosa, vice-presidente da área Médico-Científico da Herbarium, indústria farmacêutica líder em fitoterapia no Brasil, também existem soluções nasais que auxiliam em diferentes estágios os problemas respiratórios, como a sinusite.

“As soluções isotônicas são as que apresentam a mesma quantidade de sais minerais quanto os sais presentes nos fluidos corporais. Ou seja, são líquidos que possuem uma quantidade igual de água e cloreto de sódio em sua composição. Este tipo de produto pode ser utilizado em qualquer época do ano, pois é mais brando e ajuda a prevenir irritações”, explica Dra. Jackeline.

Publicidade

Por outro lado, as soluções hipertônicas apresentam mais cloreto de sódio do que água. O nome “hiper” significa “aumento”, então são geralmente mais utilizadas em casos onde as narinas estão muito congestionadas e em quadros respiratórios intensos. 

Quando os indivíduos apresentam sinusite e outras inflamações faciais, os produtos com maior concentração não servem apenas como descongestionantes, mas também fluidificantes e umidificantes.

“É importante lembrar que qualquer quadro sintomático que demore a passar requer um diagnóstico e um tratamento adequado. Soluções isotônicas ou hipertônicas podem auxiliar na diminuição de sintomas e aumento da qualidade de vida, mas a procura de auxílio médico é fundamental em casos que não melhoram”, conclui a especialista

Publicidade

Notícias relacionadas

Cavalgada de Jales reúne comitivas de várias cidades e celebra os 84 anos da cidade

Foi cheia de emoção e tradições a Cavalgada realizada no domingo, dia 06, pela Prefeitura de Jales e Comissão Organizadora, em comemoração aos 84 anos da cidade.

12 de Abril, 2025

Curso de Agronomia do Unijales realiza visita técnica à Fábrica e Centro de Treinamento da Jacto

Aproveitando o feriado municipal de 15 de abril, estudantes do curso de Agronomia do Centro Universitário de Jales, acompanhados pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Rosemeire de Lellis Naves, e p

26 de Abril, 2025

Santa Feijuca do Bem da Santa Casa de Jales reunirá solidariedade, música boa e feijoada

A Santa Casa de Misericórdia de Jales realizará no dia 12 de julho (sábado) a Santa Feijuca do Bem, no Rancho de Maria (SP-563 km 346 + 300 metros Córrego Marimbondinho- Jales) a partir das 12h00,

26 de Abril, 2025