Na noite do domingo, 8 de dezembro, o Núcleo Canindé de Audiovisual e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro realizaram a pré-estreia do filme "Teatro do Afeto: 35 anos da Escola Livre de Teatro", dirigido pela cineasta Monica Ogaya. Na ocasião, um público convidado, celebrou a força do cinema local, trazendo à tona histórias e processos criativos que emocionaram os presentes. O local escolhido para a pré-estreia foi à Casa do Poeta e do Escritor de Jales.
O curta "Teatro do Afeto: 35 anos da Escola Livre de Teatro" com produção de Higor Arco Filmes e Kannon Filmes é um documentário comemorativo que revisita as três décadas e meia de história da Escola Livre de Teatro, importante instituição cultural que durante todo esse tempo vem promovendo e difundindo a cultura, articulando eventos, formações, e preservando a memória cultural da cidade.
Após a exibição do filme, o público participou de uma roda de conversa com os criadores da obra. O bate-papo revelou os bastidores dos processos criativos, as inspirações e os desafios enfrentados durante a produção. Um momento de troca muito especial, com diálogo diretamente com o público sobre os filmes e seus processos.
A noite foi encerrada com uma sensação de pertencimento cultural compartilhada por todos os presentes. O filme agora segue para sua finalização e posteriormente para circuitos de exibição mais amplos, e ganhará novas exibições na cidade em 2025.
O evento foi uma realização do Núcleo Canindé de Audiovisual e Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro sendo financiado pela Lei Paulo Gustavo, realizada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Jales através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.