31 de Maio, 2025 12h05mDIREITO

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é eleita em Jales

Na sessão ordinária realizada no dia 29 de maio, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Jales, para o biênio 2025/2026.

Na sessão ordinária realizada no dia 29 de maio, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Jales, para o biênio 2025/2026. A reunião foi convocada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, e contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.

O CMDM foi recentemente reestruturado por meio da Lei nº 5.788/2025, que alterou dispositivos da Lei nº 3.606/2009, responsável pela criação do conselho.

Assim como outros conselhos de direitos, o CMDM é um espaço democrático de participação social, composto por representantes da sociedade civil organizada e do poder público, com a missão de debater as reais necessidades das mulheres, propor políticas públicas efetivas e representar as pautas femininas nas mais diversas esferas.

Em conformidade com a legislação que rege o conselho, a nova diretoria será composta pela Cáritas Diocesana de Jales, que assume a presidência, representada por Marijara Aparecida Neves Paulino; pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, que ocupará a vice-presidência, representada por Andréa Cristina Modesto; e pela Secretaria Municipal de Educação, responsável pela secretaria geral do CMDM, representada por Márcia Monteiro Martins.

Publicidade

O Secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou a importância da reestruturação do CMDM: “Este é um momento muito importante para Jales. A reestruturação do Conselho garante que ele esteja mais alinhado com as necessidades atuais das mulheres do nosso município, fortalecendo o diálogo e a articulação entre poder público e sociedade civil”, afirmou.

O prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, também enfatizou a relevância do conselho para a gestão municipal: “O CMDM é um instrumento fundamental para a formulação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, a proteção e o fortalecimento das mulheres. Nosso governo apoia e valoriza esse espaço de participação social”, declarou.

Marijara Aparecida Neves Paulino, presidente eleita do CMDM, reforçou o compromisso da nova diretoria com a causa feminina: “Assumimos esta missão com muito respeito e responsabilidade. O Conselho precisa ser atuante, ouvir as mulheres, defender seus direitos e propor ações que realmente impactem a vida delas. Precisamos de uma atuação forte e articulada para enfrentar os desafios que ainda existem”, ressaltou.

Com a nova diretoria empossada, o CMDM inicia um novo ciclo, reafirmando seu papel como instância essencial na promoção dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicidade

Notícias relacionadas

19,8% da população de Jales tem 60 anos ou mais; assunto foi discutido na 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizaram a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

03 de Maio, 2025

Mulher é espancada pelo companheiro em Jales e morre três dias depois

Mais uma mulher foi vítima de violência doméstica na região e acabou não resistindo. Dessa vez foi em Jales.

24 de Maio, 2025

Noroeste paulista registra mais da metade dos casos de leishmaniose do estado em 2025

As regiões de Jales, São José do Rio Preto e Araçatuba registram mais da metade dos casos de leishmaniose visceral do estado de São Paulo em 2025, conforme os dados do Centro de Vigilância Epide

19 de Abril, 2025