
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está promovendo campanhas de conscientização sobre trabalho infantil e gravidez na adolescência em diversas placas espalhadas pelo município.
A ação foi deliberada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) com recursos do Fundo Municipal da Infância e Juventude e é realizada de forma permanente e contínua, com o objetivo de informar e prevenir. As campanhas reforçam mensagens importantes, como: “Gravidez na adolescência não é brincadeira. Previna-se. Use camisinha!” e “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil. Dê a elas o direito de sonhar!”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou a importância da iniciativa: “Ao espalhar essas campanhas por vários pontos da cidade, conseguimos alcançar um maior número de pessoas e reforçar a conscientização sobre temas tão importantes para a proteção de nossas crianças e adolescentes”.
A gravidez na adolescência não afeta apenas os jovens que se tornam pais ou mães, mas também gera impactos sociais e econômicos, afetando a trajetória de vida das famílias e da comunidade como um todo. Por isso, a campanha reforça que a prevenção é a melhor forma de proteger o futuro dos jovens. E, antes de trabalhar, é preciso estudar, brincar, se socializar com outras crianças para se desenvolver em todas as suas faculdades de forma integral.
O prefeito Luis Henrique reforçou: “Investir em prevenção é investir no futuro da nossa cidade. Essas campanhas são essenciais para garantir os direitos de nossos jovens e alertar toda a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra o trabalho infantil e a gravidez precoce”.
Para denunciar o trabalho infantil, a população pode entrar em contato com o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), um canal de denúncias sobre violações de direitos, incluindo trabalho infantil. Além disso, denúncias também podem ser feitas junto ao Conselho Tutelar do município.