21 de Fevereiro, 2026 16h02mDoação de Orgãos

Santa Casa de Jales participa de reunião sobre as novas diretrizes do Sistema Nacional de Transplantes

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, participou na sexta-feira (06/02), da reunião técnica promovida pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) no Hospital de Base de São José do Rio Preto, com foco na apresentação da nova configuração das Comiss

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, participou na sexta-feira (06/02), da reunião técnica promovida pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) no Hospital de Base de São José do Rio Preto, com foco na apresentação da nova configuração das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

O encontro reuniu hospitais da região para discutir a modernização e as novas diretrizes do Sistema Nacional de Transplantes, com o destaque para a Portaria GM/MS Nº 8.249/2025, normativa do Ministério da Saúde que reestruturou o financiamento e os critérios de qualidade para as comissões de doação de órgãos. A Organização de Procura de Órgãos (OPO), que avalia o potencial doador, analisando se existe ou não alguma contraindicação para a doação, como HIV, tuberculose ou câncer sem critério de cura. Tudo é avaliado quando o paciente é diagnosticado com morte encefálica, quando é declarado morto. A partir daí, entende-se se ele pode ou não ser um doador.

Durante a reunião, foram detalhados os novos níveis do Incentivo Financeiro de Qualificação em Doação e Transplantes (IFQ-DOT), um programa que visa premiar a eficiência e a qualidade das equipes hospitalares na identificação e manutenção de doadores, sendo apresentados dados estatísticos sobre a taxa de doadores efetivos na região noroeste paulista e o impacto positivo que a nova gestão de indicadores trará para a redução das filas de espera.

Publicidade

Estiveram representando a Santa Casa de Jales, a gestora de Captação de Recursos, Keller Rafaela; o colaborador do setor, Tiago da Silva Pedro e o enfermeiro e presidente da CIHDOTT, Paulo Lima, que reforçaram o compromisso da instituição em se manter atualizada com as melhores práticas nacionais, garantindo que o hospital esteja alinhado às novas exigências para fortalecer a cultura de doação de órgãos em Jales e região.

Como ser um doador: É fundamental comunicar esse desejo à família. No Brasil, a doação de órgãos segue a lei do consentimento informado, ou seja, a família precisa ser consultada e autorizar formalmente o procedimento por meio da assinatura do termo de doação. 

Em caso de morte encefálica, a possibilidade de doar só poderá se concretizar com essa autorização. Quando a família já conhece o desejo do falecido, a decisão torna-se muito mais fácil. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Casa de Jales e entidades da cidade participam de reunião com a CONAB e a CEAGESP

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, representada pela Gestora de Captação de Recursos, Keller Rafaela e pela Nutricionista, Lorena Donato, participaram na última sexta-feira (30) da reunião em

07 de Fevereiro, 2026

Santa Casa de Jales recebe visita de assessor do Ministério da Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, representada pelo Vice-presidente, Dr.

24 de Janeiro, 2026

UTI Neonatal da Santa Casa de Jales recebe visita do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A Santa Casa de Misericórdia de Jales recebeu no dia 22 de outubro a visita técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representado pela Enfermeira, Paloma Marizefa de Lima, como parte do projeto “

29 de Novembro, 2025