PIB da Região de São José do Rio Preto cresce 2% no segundo trimestre do ano

Os dados apurados pela Fundação Seade revelam que de abril a junho de 2023, e já descontados os efeitos sazonais, o Produto Interno Bruto - PIB da Região Administrativa de São José do Rio Preto, composta por 96 municípios, foi de 2% em relação ao tr

Economia em 23 de setembro, 2023 08h09m

Os dados apurados pela Fundação Seade revelam que de abril a junho de 2023, e já descontados os efeitos sazonais, o Produto Interno Bruto - PIB da Região Administrativa de São José do Rio Preto, composta por 96 municípios, foi de 2% em relação ao trimestre imediatamente anterior (janeiro a março). Em valores correntes, foram R$ 19.892 milhões no segundo trimestre deste ano.

Já no comparativo do segundo trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior, o crescimento do PIB da região foi de 2,7%. 

No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB na região foi de 3,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. A Região de São José do Rio Preto responde por 2,4% de participação no PIB no Estado de São Paulo, em 2022.

Estado de São Paulo 

O PIB do Estado de São Paulo no segundo trimestre de 2023 avançou 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB paulista cresceu 3,0% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Região Administrativa

Publicidade

A RA de Rio Preto contempla os municípios de Adolfo, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guapiaçu, Guarani d'Oeste, Ibirá, Icém, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Magda, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira d'Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchôa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga e Zacarias.

Sobre a coleção Seade Economia

O estudo integra a coleção Seade SP Economia, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista. As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional. Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo, como Seade SP Economia - com análises setoriais da economia paulista; SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas