O novo campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em São José do Rio Preto deverá ter três cursos, inicialmente, com possibilidade de chegar a nove cursos nos próximos anos. Os três primeiros cursos são: Ciências e Tecnologia, Ciências e Humanidades, além de Artes.
Quando o aluno se formar em um desses três cursos ele terá a oportunidade de se escolher se faz uma segunda graduação, estudando mais um ano, tendo como opção dois cursos da mesma área.
Para quem se candidatar para o curso de Ciências e Tecnologia, depois de formado poderá escolher entre os cursos de Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou Engenharia de Manufatura e Design.
Para aquele que se candidatar para o curso de Ciências e Humanidades, depois de formado poderá escolher entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Serviço Social.
Já para o aluno que cursar Artes, quando concluir poderá fazer uma segunda graduação cursando Artes Cênicas ou Produção Cultural.
A expectativa é de que as aulas comecem no ano que vem, sendo o SISU, que utiliza a nota do Enem, a forma de ingresso na instituição.
As primeiras turmas deverão ter 35 alunos, sendo duas turmas para cada curso, totalizando 210 alunos já no início das atividades da universidade, no primeiro semestre de 2026. A UFSCar espera chegar a 2800 alunos daqui a quatro anos.
A lista completa de cursos ainda vai passar pelo Conselho Universitário da UFSCar. Os cursos sugeridos foram baseados em pesquisas feitas junto à sociedade civil, empresas e instituições sociais.
A proposta de vocação do campus de Rio Preto da instituição foi apresentada na Câmara dos Vereadores durante audiência pública na quarta-feira (23/04).
Até que o campus da UFSCar de Rio Preto seja construído, o que deve durar alguns anos, os alunos deverão estudar no prédio do IFSP da cidade.