
No dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início a uma série de ações no centro da cidade, em parceria com a equipe da Casa de Apoio ao Migrante.
Durante a atividade, foram entregues panfletos informativos sobre os serviços oferecidos pela Casa, além da aplicação de uma pesquisa de opinião junto ao comércio e à população. O objetivo das ações, que seguem durante toda a semana, é ouvir a sociedade sobre a realidade das pessoas em situação de rua no município e coletar sugestões para a construção de políticas públicas mais humanas e eficazes.
A Casa de Apoio ao Migrante desenvolve um trabalho de acolhimento que garante dignidade e oportunidades para quem mais precisa. Entre os serviços oferecidos estão: acolhida humanizada com orientação e encaminhamento para a Rede de Proteção; pernoite seguro, oferecendo um espaço tranquilo para descanso; refeições completas (café da manhã, almoço e jantar); banho e kit de higiene para o cuidado pessoal e fortalecimento da autoestima; auxílio e orientação para obtenção de documentos pessoais; passagens e apoio para retorno à cidade de origem, quando for o desejo da pessoa; além de atendimento assistencial e psicológico, individual e em grupo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou a importância da data e do trabalho desenvolvido em Jales: “O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é um momento de reflexão e também de ação. Nossa missão é garantir acolhimento digno, fortalecer a rede de proteção e construir políticas públicas que respeitem a vida e os direitos de cada pessoa em situação de vulnerabilidade. Na Casa de Apoio ao Migrante cada pessoa é recebida com respeito, empatia e atenção. Oferecemos um lugar seguro, mas também a oportunidade de recomeçar”.
O prefeito Luis Henrique determinou que as ações voltadas a População em Situação de Rua fossem intensificadas, atualizadas e devidamente colocadas em prática. O chefe do Executivo também assinou o Termo de Compromisso do Plano Ruas Visíveis, que garante a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Com isso, Jales passa a seguir as diretrizes nacionais de acompanhamento das políticas públicas voltadas para essa população.
Além disso, está sendo realizada uma busca ativa junto às pessoas em situação de rua, com o objetivo de levantar números reais e, assim, aprimorar o planejamento das ações de atendimento.
A Casa de Apoio ao Migrante está localizada na Rua 15, nº 2051, no Centro da cidade. O telefone para contato é (17) 99611-2811.