13 de Setembro, 2025 12h09mJales

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado por ações da Casa do Migrante

No dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início a uma série de ações no centro da cidade, em parceria com a equipe da Casa de Ap

No dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início a uma série de ações no centro da cidade, em parceria com a equipe da Casa de Apoio ao Migrante.

Durante a atividade, foram entregues panfletos informativos sobre os serviços oferecidos pela Casa, além da aplicação de uma pesquisa de opinião junto ao comércio e à população. O objetivo das ações, que seguem durante toda a semana, é ouvir a sociedade sobre a realidade das pessoas em situação de rua no município e coletar sugestões para a construção de políticas públicas mais humanas e eficazes.

A Casa de Apoio ao Migrante desenvolve um trabalho de acolhimento que garante dignidade e oportunidades para quem mais precisa. Entre os serviços oferecidos estão: acolhida humanizada com orientação e encaminhamento para a Rede de Proteção; pernoite seguro, oferecendo um espaço tranquilo para descanso; refeições completas (café da manhã, almoço e jantar); banho e kit de higiene para o cuidado pessoal e fortalecimento da autoestima; auxílio e orientação para obtenção de documentos pessoais; passagens e apoio para retorno à cidade de origem, quando for o desejo da pessoa; além de atendimento assistencial e psicológico, individual e em grupo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou a importância da data e do trabalho desenvolvido em Jales: “O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é um momento de reflexão e também de ação. Nossa missão é garantir acolhimento digno, fortalecer a rede de proteção e construir políticas públicas que respeitem a vida e os direitos de cada pessoa em situação de vulnerabilidade. Na Casa de Apoio ao Migrante cada pessoa é recebida com respeito, empatia e atenção. Oferecemos um lugar seguro, mas também a oportunidade de recomeçar”.

Publicidade

O prefeito Luis Henrique determinou que as ações voltadas a População em Situação de Rua fossem intensificadas, atualizadas e devidamente colocadas em prática. O chefe do Executivo também assinou o Termo de Compromisso do Plano Ruas Visíveis, que garante a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Com isso, Jales passa a seguir as diretrizes nacionais de acompanhamento das políticas públicas voltadas para essa população.

Além disso, está sendo realizada uma busca ativa junto às pessoas em situação de rua, com o objetivo de levantar números reais e, assim, aprimorar o planejamento das ações de atendimento.

A Casa de Apoio ao Migrante está localizada na Rua 15, nº 2051, no Centro da cidade. O telefone para contato é (17) 99611-2811.

Publicidade

Notícias relacionadas

Alunos do 1º Ano da Escola Municipal de Santa Salete vivenciam dia de descobertas em visita a Santa Fé do Sul

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, os alunos do 1º Ano da Escola Municipal de Santa Salete participaram de um passeio repleto de descobertas, aprendizagem e momentos especiais em Santa Fé d

13 de Dezembro, 2025

Estudante da Fatec Jales é contemplada com bolsa de Intercâmbio do Centro Paula Souza

Gabriela Pinheiro Guzzo viverá uma experiência internacional valiosa. Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, ela foi contemplada com uma bolsa do Programa de Intercâmbio Cultural

06 de Dezembro, 2025

UTI Neonatal da Santa Casa de Jales recebe visita do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A Santa Casa de Misericórdia de Jales recebeu no dia 22 de outubro a visita técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representado pela Enfermeira, Paloma Marizefa de Lima, como parte do projeto “

29 de Novembro, 2025