06 de Dezembro, 2025 12h12mSaúde

Jales implantará Serviço Municipal de Regulação do Transporte Eletivo a partir de dezembro

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao processo de implantação do Serviço Municipal de Regulação do Transporte Eletivo (SMRTE), que começará a funcionar em dezembro de 2025.

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao processo de implantação do Serviço Municipal de Regulação do Transporte Eletivo (SMRTE), que começará a funcionar em dezembro de 2025. O novo sistema vai reorganizar e modernizar o fluxo de atendimento relacionado ao transporte de pacientes que necessitam de deslocamentos agendados para consultas, exames, terapias e outros procedimentos não emergenciais.

A coordenação do SMRTE ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e o serviço contará ainda com atuação integrada do Departamento de Gestão Administrativa – Divisão de Transporte de Pacientes, dos Bombeiros Militares da Atividade Delegada e dos motoristas de ambulância do município.

Atualmente, a regulação do transporte eletivo ocorre por meio do canal 192, operado pela Central do SAMU, cuja finalidade principal é atender situações de urgência e emergência. Com a criação do SMRTE, o fluxo será separado e específico para demandas agendadas, garantindo mais organização, transparência e agilidade, além de favorecer o uso racional das ambulâncias Tipo A. Os Bombeiros da Atividade Delegada atuarão diretamente na regulação e coordenação dos chamados, enquanto os motoristas de ambulância executarão os deslocamentos conforme agendamento.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede municipal, “estamos estruturando um sistema mais moderno, seguro e transparente. A criação do SMRTE vai melhorar o fluxo, e garantir que os pacientes tenham um atendimento mais organizado e eficiente. É um avanço necessário e que reflete nosso compromisso com a qualidade da saúde pública de Jales”.

Publicidade

O serviço tem como finalidade organizar, priorizar e monitorar o transporte eletivo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Jales, garantindo acesso seguro e eficiente às unidades de saúde. A proposta prevê a centralização das solicitações, a informatização dos registros e a adoção de critérios clínicos e administrativos para priorização dos atendimentos. A iniciativa também busca separar definitivamente o fluxo eletivo do fluxo emergencial utilizado pelo SAMU, melhorar o controle da frota municipal e fortalecer a integração entre as unidades de saúde, o setor de regulação e o transporte de pacientes.

O prefeito Luis Henrique ressaltou que o serviço representa mais um passo importante na modernização da gestão municipal. “Jales tem trabalhado para melhorar a logística e o atendimento em todas as áreas da saúde. A implantação do SMRTE vai trazer mais eficiência, organização e segurança para quem depende do transporte público de saúde. É uma medida que otimiza recursos, melhora processos e, sobretudo, beneficia diretamente a nossa população”.

A solicitação do serviço que antes era feita pelo telefone 192, deverá ser feita, a partir do dia 1° de dezembro, apenas pelo número (17) 99622 – 8698. O atendimento funcionará 24 horas todos os dias da semana.

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara Municipal parabeniza a Santa Casa de Jales pelos 67 anos

A Câmara de Jales, através da vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), e por meio da Moção de Aplausos nº 75/2025, parabenizou a Santa Casa de Misericórdia de Jales pelos seus 67 anos de a

06 de Dezembro, 2025

Projeto Visita a Maternidade da Santa Casa de Jales reúne gestantes de Dolcinópolis, Jales, Urânia, Santa Fé do Sul e Ouroeste

O projeto Visita a Maternidade referente ao mês de outubro foi realizado na terça-feira (14/10) com a participação das mamães de Jales, Dolcinópolis, Urânia, Santa Fé do Sul e Ouroeste.

25 de Outubro, 2025

Câmara de Jales cobra aplicação do valor arrecadado com a Contribuição de Iluminação Pública

O Vereador Luís Especiato (PT) pediu informações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 208/2025, sobre o embasamento legal para o descumprimento da Lei Orgânica e da Lei Municipal nº 5.480/

15 de Novembro, 2025