27 de Setembro, 2025 12h09mNegócios

Produção de uva faz Palmeira d'Oeste ser reconhecida como destaque da cultura e região vai receber fomento do governo paulista

A Cadeia Produtiva Local (CPL) da uva de Palmeira d’Oeste foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Sebrae-SP.

A Cadeia Produtiva Local (CPL) da uva de Palmeira d’Oeste foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Sebrae-SP. A cadeia foi reconhecida como ‘consolidada’, o que permite participar de iniciativas de fomento previstas no Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – SP Produz.

O anúncio ocorreu durante a abertura da 33ª edição da Feira da Uva, pela diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Amanda Ripamonti, no dia 12 de setembro.

O programa tem como objetivo estimular e fortalecer setores estratégicos do Estado por meio da cooperação e da governança colaborativa. A iniciativa busca descentralizar o desenvolvimento produtivo, reduzir desigualdades regionais e promover maior competitividade para micro, pequenas e médias empresas.

O fomento previsto permitirá a destinação de recursos a projetos estratégicos para fortalecer as cadeias produtivas. Isso pode incluir investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica, pesquisa, sustentabilidade, eficiência energética, capacitação de mão de obra e melhoria dos processos produtivos.

Publicidade

No caso da uva em Palmeira d’Oeste, a expectativa é que o reconhecimento ajude produtores locais a ampliar a produção, investir em tecnologias agrícolas, qualificar trabalhadores e abrir novas oportunidades de mercado.

“Esse passo representa não só a valorização do trabalho dos viticultores da região, mas também a chance de inserir Palmeira d’Oeste em uma rede de desenvolvimento econômico mais integrada e sustentável. O Sebrae-SP é o principal articulador desta cadeia, em várias frentes e comemora muito esse resultado, que é a primeira CPL do Noroeste Paulista”, afirmou Eliana Germano, consultora de negócios do Sebrae-SP.

As CPLs são caracterizadas pela concentração geográfica de empresas/organizações de um mesmo setor que, sob uma governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. A proposta é criar sinergias que fortaleçam o território, ampliem a geração de empregos e dinamizem a economia local.

“Com o reconhecimento, Palmeira d’Oeste entra em um ciclo de oportunidades que pode transformar a viticultura regional em um cluster de referência no Noroeste Paulista, que une tradição agrícola e inovação. Uma grande conquista para nós do Escritório Regional de Votuporanga”, disse o gerente regional do Sebrae-SP Jorge Zanetti.

Publicidade

Notícias relacionadas

Pauta da COP 30 já faz parte há 2 décadas do Hospital de Base e do maior complexo hospitalar do interior paulista

Em apenas dois anos, Funfarme reduziu em 24,4 milhões de litros o consumo de água  As reduções do consumo de água, de energia e da emissão de carbono com o consequente freio no aquecimento glob

15 de Novembro, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Santa Albertina conquista, pela primeira vez na história, certificado de Município VerdeAzul e recebe a maior pontuação entre os municípios da região

É com enorme satisfação que anunciamos que o município de Santa Albertina acaba de ser contemplado, pela primeira vez, com o Selo de Certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) — reco

13 de Dezembro, 2025