14 de Junho, 2025 12h06mPrevenção

Jales recebe Operação SP Sem Fogo com ações de prevenção a incêndios na zona rural

Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, p

Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, participou ativamente da Operação SP Sem Fogo – uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes, especialmente aquelas próximas a regiões rurais e urbanas.

A ação foi realizada na zona rural do município, na Estrada Vicinal Vereador Domingos Paz Landim, e teve como foco principal a conscientização da população sobre os riscos das queimadas e as medidas de prevenção que podem ser adotadas, principalmente durante o período de estiagem, quando os incêndios se tornam mais frequentes.

Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos, realizadas orientações presenciais e visitas a propriedades rurais. A mobilização contou com a participação do secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina; da secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile; do Sargento Robson de Jesus Nones, do Corpo de Bombeiros; além de servidores das respectivas secretarias, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

O secretário Ademir Molina destacou a importância da iniciativa:
“Nosso objetivo é evitar que tragédias ambientais aconteçam. Queimadas afetam a saúde das pessoas, a fauna, a flora e colocam em risco propriedades inteiras. Com ações educativas e preventivas, como não queimar lixo ou mato em terrenos; não jogar bitucas de cigarro nas rodovias; não soltar balões e nem acender fogueiras em áreas de mata, iremos reduzir drasticamente esse tipo de ocorrência em Jales no período de estiagem”, afirmou.

A secretária Beatriz Renesto Faile também ressaltou o papel fundamental da população no enfrentamento ao problema: “Cada cidadão pode contribuir. Basta não realizar queimadas, denunciar casos suspeitos e seguir as orientações das autoridades. Essa é uma responsabilidade de todos. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, completou a secretária.

Publicidade

Notícias relacionadas

Workshop reúne autoridades e comunidade rural em Santa Albertina para discutir prevenção de incêndios na estiagem

Nesta terça-feira, a Colombo Agroindústria, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Santa Albertina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, e com

12 de Julho, 2025

41ª edição da Romaria Diocesana de Jales irá tratar sobre o cuidado com a Casa Comum

Na tarde do dia 16 de julho de 2025, aconteceu na Cúria Diocesana de Jales, a coletiva de imprensa do Lançamento Público da 41ª Romaria Diocesana de Jales que, nesta edição tem como lema “Unid

26 de Julho, 2025

Com mais de 12h de música e show de Jayne, Jales volta a ter Festa do Motorista; será no dia 26 de Julho

Depois de anos de pausa devido à pandemia da Covid-19, a Festa de São Cristóvão – Encontro de Motoristas está de volta com uma nova identidade que une fé, tradição, música e solidariedade.

19 de Julho, 2025