14 de Junho, 2025 12h06mPrevenção

Jales recebe Operação SP Sem Fogo com ações de prevenção a incêndios na zona rural

Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, p

Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, participou ativamente da Operação SP Sem Fogo – uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes, especialmente aquelas próximas a regiões rurais e urbanas.

A ação foi realizada na zona rural do município, na Estrada Vicinal Vereador Domingos Paz Landim, e teve como foco principal a conscientização da população sobre os riscos das queimadas e as medidas de prevenção que podem ser adotadas, principalmente durante o período de estiagem, quando os incêndios se tornam mais frequentes.

Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos, realizadas orientações presenciais e visitas a propriedades rurais. A mobilização contou com a participação do secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina; da secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile; do Sargento Robson de Jesus Nones, do Corpo de Bombeiros; além de servidores das respectivas secretarias, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

O secretário Ademir Molina destacou a importância da iniciativa:
“Nosso objetivo é evitar que tragédias ambientais aconteçam. Queimadas afetam a saúde das pessoas, a fauna, a flora e colocam em risco propriedades inteiras. Com ações educativas e preventivas, como não queimar lixo ou mato em terrenos; não jogar bitucas de cigarro nas rodovias; não soltar balões e nem acender fogueiras em áreas de mata, iremos reduzir drasticamente esse tipo de ocorrência em Jales no período de estiagem”, afirmou.

A secretária Beatriz Renesto Faile também ressaltou o papel fundamental da população no enfrentamento ao problema: “Cada cidadão pode contribuir. Basta não realizar queimadas, denunciar casos suspeitos e seguir as orientações das autoridades. Essa é uma responsabilidade de todos. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, completou a secretária.

Publicidade

Notícias relacionadas

Personal desmaia após ser golpeado na cabeça com halter dentro de academia em Jales

Um personal trainer de 36 anos desmaiou após ser golpeado na cabeça com um peso de academia por um aluno de 51 anos, em Jales, na manhã de terça-feira (1º de julho).

05 de Julho, 2025

Sebrae se reúne com a Câmara Municipal de Guzolândia para apresentar ações

O Sebrae-SP se reuniu, na quarta-feira (18/06), com os vereadores da Câmara Municipal de Guzolândia para apresentação de ações e investimentos no município. O encontro ocorreu na Sala das Sess

28 de Junho, 2025

E.M. Profª Jacira de Carvalho recebe o espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”

Na segunda-feira, 2 de junho, Jales recebeu o espetáculo infantil “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”, promovido pelo Grupo UBU como parte do projeto  Escambo UBU – Front

21 de Junho, 2025