08 de Novembro, 2025 12h11mPrevenção

Jales promove capacitação para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com recursos do Fundo Municipal da Infância e Juventude (F

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com recursos do Fundo Municipal da Infância e Juventude (FIA), realizou entre os dias 03 e 05 de novembro a Capacitação em Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, conforme estabelece a Lei Federal nº 13.431/2017 e o Decreto nº 9.603/2018.

O evento foi conduzido pela Psicóloga Jurídica Daniela Zeponi Garcia Reis, especialista em Psicologia Jurídica e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica, reunindo profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Segurança Pública, além de representantes da sociedade civil e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que integram a rede de atendimento e proteção. A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, o presidente da Câmara Municipal, Bruno de Paula e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, acompanharam o evento.

A Lei nº 13.431/2017 é um marco na proteção da infância e adolescência no Brasil. Ela estabelece um sistema de garantia de direitos voltado ao atendimento humanizado e à escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas de qualquer forma de violência. A legislação busca evitar a revitimização — quando a vítima é obrigada a reviver a dor do abuso por meio de entrevistas sucessivas — e reforça a necessidade de que apenas profissionais capacitados realizem esse tipo de atendimento.

Durante a capacitação, foram discutidos conceitos, metodologias e procedimentos que asseguram a realização da escuta especializada em ambiente acolhedor, sigiloso e seguro, priorizando o bem-estar e a proteção integral da criança e do adolescente.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou que o conhecimento é a principal ferramenta para uma rede de proteção forte e sensível: “a escuta especializada é o momento em que a dor encontra acolhimento. É essencial que a rede esteja capacitada, preparada e sensível para agir com técnica, empatia e respeito. Quando o profissional compreende a importância desse processo, ele não apenas aplica a lei — ele protege vidas.”

Publicidade

O Presidente do CMDCA, Higor Arco, enfatizou que a capacitação era uma demanda antiga da rede de proteção, agora concretizada graças ao empenho coletivo e ao investimento do FIA:

“essa formação vinha sendo solicitada há anos pelos profissionais que lidam diariamente com situações de violação de direitos. Hoje, essa conquista se torna realidade. É um passo importante para que Jales continue sendo referência em proteção e cuidado com suas crianças e adolescentes.”

A palestrante Daniela Zeponi elogiou o envolvimento dos participantes e reforçou a necessidade do trabalho articulado entre os diversos setores: “a escuta é um ato de acolhimento e responsabilidade. Quando a rede se capacita, ela fortalece não apenas o atendimento técnico, mas o compromisso ético com a infância. É inspirador ver um município comprometido em fazer a diferença de forma tão concreta.”

A capacitação foi marcada por momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências, reafirmando o compromisso de Jales com a formação continuada e a qualificação dos profissionais que compõem a rede de proteção. Mais do que cumprir a lei, a cidade reafirma sua missão de defender, cuidar e garantir que toda criança e adolescente tenham voz, segurança e dignidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales realiza multivacinação para atualizar caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha de Multivacinação 2025, destinada à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes meno

11 de Outubro, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Secretaria de Saúde de Jales participa de capacitação voltada à transparência e gestão

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi representada pela secretária Nilva Gomes Rodrigues de Souza e pela secretária adjunta Leidepaula da Rocha Belon na Capacitaçã

26 de Outubro, 2025