No último final de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizou o 18° De Volta ao Passado - Encontro de Carros Antigos, Exóticos e Especiais –, na Praça Salles Filho e seu entorno, atraindo um público recorde com a exposição de mais de 300 veículos, entre carros, motos e carros off roads.
O evento começou na manhã de sábado (3) com a chegada dos expositores, a abertura oficial do evento e a feira de acessórios para carros, carros em miniaturas, objetos e peças vintage, colecionadores de moeda e cédulas antigas, entre outros itens para exposição e comercialização, e também a Feira de Artesanato do Fundo Social.
Além de admirar os veículos antigos e raros, o público presente pode prestigiar as clássicas do rock dos anos 50, 60, 70 e 80 com a Banda Old Chevy, que marcou presença na tarde de sábado. À noite, a Banda Queen Tribute Brazil levou o público à loucura, cantando os sucessos da famosa banda de rock. Em um clima de euforia e nostalgia, o público cantou e se emocionou.
No segundo e último dia de evento, dia 4, a programação do “De Volta ao Passado” contou com o show da Banda Marcial da Polícia Militar de São José do Rio Preto, regida pelo sargento Robson, que animou a manhã de domingo com um repertório incrível, inclusive com uma homenagem ao cabo aposentado José Antônio Bizetti, aposentado há 23 anos, serviu 25 anos como militar, e que prestigiava o show na plateia.
“Dificilmente nós expositores antigomobilistas conseguiríamos realizar um evento desse porte sem a ajuda da Administração Municipal. Santa Fé do Sul foi pioneira desse tipo de evento na região de Rio Preto e ter esse apoio dos gestores foi fundamental para chegarmos com sucesso nessa 18ª edição. Só temos a agradecer o apoio na realização e a participação de todos os expositores, especialmente aqueles que viajaram até Santa Fé para prestigiar esse grande evento”, colecionador, expositor e idealizador do evento, José Gilberto Alves Braga Junior.
Quem também passou pelo evento foi o jornalista Felipe Bitu, especializado em antigomobislimo há 30 anos e comentarista da Revista 4 Rodas, o Robertinho Som com seus equipamentos antigos e raros, tocando as clássicas dos anos 70, e ainda o show acústico do músico santa-fé-sulense Jean Luigi.
“Foi um evento incomparável, com inúmeros carros antigos, alguns modelos raros e muitos veículos admiráveis, e os shows do Old Chevy e do Queen Tribute Brazil vieram para complementar a programação do 18º De Volta ao Passado. Esse evento já é tradicional em nossa cidade e, depois de três anos sem sua realização, era muito esperado pelo público e pelos expositores. Só temos que agradecer a participação de todos e à toda equipe responsável pela organização e realização do evento”, destacou o prefeito Evandro Mura.
Durante o encerramento do evento foram entregues troféus para os expositores vencedores das seguintes categorias: - carro votado pelo público; - carro mais antigo nacional; - carro mais antigo importado; - carro mais distante que veio rodando; - carro mais distante que veio em carreta; - clube com maior número de carros expostos.
Estiveram presentes no evento o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito e presidente do Unifunec, Fernando Benitez, as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, a assessora do Deputado Estadual Itamar Borges, Mara Amaral, os vereadores Ronaldo Lima (Presidente da Câmara), José Rollemberg, Murilo Basi, Paula Toppan, Teresinha do Gavas, Marcelo Favaleça, Leandro Magoga, Vaguinho Lopes e Renato Ferraz, o idealizador do evento José Gilberto Alves Braga Junior e sua esposa Marcela Braga, o parceiro Mauricio Magone, sócio e representante da Flash Cover Tapetes, além de toda a equipe de Governo.
Premiação
Troféu Ivo Buosi
Carro votado pelo público: Fiat italiano 1975
Milton Joia, de Mirassol
Troféu Eugênio Poltronieri
Carro mais antigo nacional: DKW 1962 (Falar DKV), modelo Belcar, cor vermelho
Ivan Carlos Perín, de São José do Rio Preto
Troféu Eugênio Poltronieri
Carro mais antigo importado: Ford 1928 - Vermelho
Edemilson Silva Gomes, Taboquinha, de Santa Fé do Sul
Troféu Edson Regalau
Carro mais distante que veio rodando: Fusca, 1972, cor azul e branco, modelo V.W., veio de Santa Gertrudes-SP
Adriano Paulo de Souza
Troféu Edson Regalau
Carro mais distante que veio em carreta: Lafer, 1979, modelo MP, cor Verde
Antônio Irineu Perin, de São José do Rio Preto
Troféu Ivo Buosi
Clube com maior número de carros expostos: Clube de carros rebaixados de Santa Fé do Sul, representado pelo Maicon.
Esclarecimento: Durante o evento, foi premiada uma Variante, na categoria “carro mais distante que veio rodando”, mas posteriormente foi averiguado pela Comissão Organizadora que o veículo já estava na região há alguns meses, sendo enviado o prêmio para o vencedor citado acima.