
No próximo domingo, 17 de agosto de 2025, será realizada a 41ª edição da Romaria Diocesana de Jales que, neste ano, tem como lema “Unidos em Cristo, com Maria, cuidamos de nossa Casa Comum”, celebrando o Jubileu de Ouro – 50 anos da Catedral de Jales e tendo como inspiração a Campanha da Fraternidade de 2025 – Ecologia Integral “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Nesta edição, a Romaria Diocesana terá início às 14h, com concentração na Igreja Santo Expedito, e às 15h início da caminhada com destino à Praça Euphly Jalles, onde será celebrada a Santa Missa presida por Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, e concelebrada por todos os padres da diocese.
De acordo com o padre Valter Lucato Campano Junior, pároco da Catedral, “no dia da Romaria, a Catedral Diocesana estará aberta para acolher os peregrinos, principalmente os mais idosos que necessitam de assento. A missa também poderá ser acompanhada através de telões que estarão instalados no interior da igreja. A missa não será celebrada como de costume na lateral da Catedral por conta da obra de reforma e ampliação”.
Segundo Dom Reginaldo, o lema da 41ª Romaria Diocesana de Jales nos responsabiliza pelo cuidado da Casa Comum. “Neste Ano Jubilar, celebramos também os 50 anos da nossa Catedral Diocesana que também se torna a casa comum de todos os diocesanos que buscam Maria da Assunção como medianeira junto a Jesus Cristo que nos chama a responsabilidade para com seu Reino”, disse o bispo.
Padre Junior reforçou que, “assim como a Terra é a casa comum de toda a família humana, a Catedral é o coração da Diocese. E como cristãos católicos, somos chamados a cuidar da Terra e de nossa Catedral Diocesana”.
ROMARIA
Padre Eduardo Rodrigues Magnani, que é coordenador diocesano de Pastoral e coordenador da Comissão Diocesana da Romaria, informou que “a Romaria Diocesana, desde o seu início, teve como finalidade celebrar a história da Diocese de Jales e o dinamismo eclesial e a unidade da nossa Igreja Particular, à Luz da Palavra de Deus, que se concretiza por meio das suas ações pastorais, catequéticas, missionárias e sociais, formando cristãos atuantes na saúde, na educação, na política e na economia, almejando qualidade de vida para todos e a vivência dos valores do Reino de Deus”.
Os objetivos específicos da Romaria de 2025 são:
- Orientar e animar os Grupos de Famílias, as Comunidades, as Pastorais e os Movimentos em suas reflexões e compromissos por meio de subsídios catequéticos, litúrgicos e pastorais;
- Ser instrumento pastoral na implementação das orientações do Concílio Ecumênico Vaticano II e da Igreja no Brasil;
- Promover a comunhão diocesana, comunhão mais profunda em Cristo e a Pastoral de Conjunto, e conclamar todos os cristãos leigos e leigas a serem sal da terra e luz do mundo;
- Conscientizar sobre a importância do sermos Igreja nos diferentes ambientes de vida, valorizando, sobre tudo, a Igreja Doméstica pela prática da Leitura Orante da Palavra de Deus;
- Estimular os cristãos católicos a atuarem em seus ambientes de vida como Comunidades Eclesiais Missionárias;
- Celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, acolhendo e apresentando a Deus, por meio de Maria, os clamores do povo, e comprometendo-nos a agir diante deles;
- Educar o povo cristão a vivenciar a sinodalidade eclesial e promover a sinodalidade social;
- Fomentar o diálogo ecumênico com vistas à construção conjunta de uma sociedade mais justa e fraterna;
PEREGRINOS
Sobre os “Peregrinos da Fé”, o padre Mário Roberto Faria ressaltou que existem grupos que saem de diversos municípios da diocese rumo à Jales durante a Romaria, sendo eles: Vitória Brasil, Aparecida d’Oeste – Palmeira d’Oeste e São Francisco, Urânia, Fernandópolis, Major Prado – Auriflama e Dirce Reis, Santa Clara – Santa Rita – Santa Albertina e Paranapuã, Rubinéia – Santa Fé do Sul – Três Fronteiras – Santana da Ponte Pensa – Santa Salete – e Jales.