21 de Março, 2022 17h03mTrânsito

Transporte coletivo de Araçatuba pode entrar em greve

Luiz Ramires Os empregados da TUA - Transportes Urbanos de Araçatuba estão em estado de greve desde terça-feira, dia 15 e pode

José Roberto colocou em votação a proposta de greve que foi aceita pela maioria dos trabalhadores
José Roberto colocou em votação a proposta de greve que foi aceita pela maioria dos trabalhadores

Luiz Ramires

Os empregados da TUA - Transportes Urbanos de Araçatuba estão em estado de greve desde terça-feira, dia 15 e poderão paralisar suas atividades a qualquer momento, se as negociações com o Sindicato dos Motoristas não prosseguirem.

O diretor jurídico e representante da Comissão de Negociação da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, José Roberto Duarte da Silveira destacou que já faz um ano que a entidade assumiu a gestão do sindicato, tanto na parte administrativa quanto de negociação e desde então o mesmo está tentando negociar com a empresa, sendo que maio é a data base dos motoristas.

O problema é que as negociações não estão evoluindo e como até o momento não havia uma proposta definitiva da empresa, o sindicato marcou para a terça-feira uma assembleia geral extraordinária com os trabalhadores para fazer a comunicação e uma avaliação de como estava a situação, lembrando que eles estão sem reajuste desde 2019.

Publicidade

Como os trabalhadores estavam dispostos a entrar em greve se não houvesse alguma proposta, o sindicato também colocou em votação o estado de greve. Ao receber a informação de que a paralisação estava para acontecer, a empresa fez uma proposta para ser apresentada na assembleia, concedendo um reajuste de 3,5% para valer a partir deste mês de março.

Acontece que as primeiras tentativas de negociação seriam para maio de 2021, mas pela proposta feita agora o reajuste não seria retroativo e sim valendo só para os meses de março e abril, pois para o período a partir de maio próximo teria que haver uma nova negociação, para valer até abril de 2023.

Mesmo assim, essa proposta foi colocada em votação e como já era esperado acabou sendo recusada na assembleia. Na sequência foi colocada em votação a proposta de estado de greve que foi aprovada pela grande maioria dos trabalhadores.

Logo em seguida, tanto a empresa quanto a Prefeitura de Araçatuba foram notificadas sobre o estado de greve, destacando que os trabalhadores poderiam parar a qualquer momento, se as negociações não prosseguirem da forma como devem ser conduzidas.

Publicidade

Notícias relacionadas

3º Fórum Social da Arquidiocese de Rio Preto será realizado em Jales

Na manhã do dia 30 de janeiro, os membros da Comissão Sub-Regional Sociotransformadora estiveram reunidos para preparação do 3º Fórum Social do Sub-Regional São José do Rio Preto, que acontece

07 de Fevereiro, 2026