04 de Fevereiro, 2022 09h02mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

ALICERÇADOS NA FÉ PARA CRESCERMOS NO AMOR!

Nos tempos atuais, tudo é muito rápido, imediato.

Érica Pereira Navarro Betete - Secretária Administrativa e Pastoral da Diocese de Jales
Érica Pereira Navarro Betete - Secretária Administrativa e Pastoral da Diocese de Jales

Nos tempos atuais, tudo é muito rápido, imediato. Somos consumidos pela correria dos nossos afazeres cotidianos, deixando a impressão que quanto mais urgentes são situações a serem resolvidas à nossa volta, mais distantes ficamos uns dos outros.

O que devemos tratar com mais urgência? Como podemos equilibrar as coisas? A primeira carta de São Paulo aos Coríntios nos ajuda com essas respostas, nos apresentando esses pilares: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor” (I Cor 13,13).

O amor, sem dúvida, é o ápice na nossa vida e para vive-lo em plenitude é necessário sermos alicerçados na fé. Ela nos impulsiona, estimula nossa reação diante das adversidades, provocando mudanças em nós e em nossos irmãos.

A Sagrada Escritura define afé da seguinte forma: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Heb 11,1). Um grande exemplo disso, foi a atitude da Virgem Maria, movida pela fé. Ao dizer “sim” ao projeto de salvaçãode Deus, teve sua vida transformada completamente e com ela a vida de toda a humanidade.

Publicidade

Jesus ensina sobre o poder transformador da fé dizendo: “Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá e nada vos será impossível” (Mt 17,20). É assim que devemos cuidar e manter firme nossa fé, com orações e jejuns, para que possamos transpor obstáculos tão grandes quanto uma montanha.

Cada pessoa que foi à procura de Jesus, só obteve o perdão dos pecados, a cura do corpo e da alma, por compaixão dele e porque foram movidas pela fé, como na passagem da mulher com fluxo de sangue: “Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada” (Mt 9,21). A resposta foi imediata: “Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou” (Mt 9,22). Ou ainda, pela fé daqueles que intercediam em favor de outros irmãos, como na passagem do centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Mas, dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Mt 8,8). E novamente a resposta foi: “Vai, seja-te feito conforme a tua fé” (Mt 8,13).

Jesus nos ensina que é pela fé que aderimos ao projeto de salvação de Deus. Por isso, é tão importante e urgente cultivarmos a fé, não apenas como ato de acreditar, mas como força impulsionadora nas atitudes em favor dos irmãos, pois como afirma o apostolo Tiago, “assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2,26).

Que pela força da fé possamos ver as oportunidades que Deus nos oferece todos os dias, de sermos mais afetuosos e solidários com nossos irmãos. Enfim, sermos mais humanos, pois conforme diz Cléia Dias, a Assistente Social, membro da Rede de Protetores da Diocese de Jales “a fé e a esperança nos ajudam a transformar o mundo, tornando-o mais fraterno”.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Prefeitura de Jales inicia serviço de recapeamento asfáltico no Jardim Paineiras I e II

O maior programa de recuperação asfáltica chegou ao Jardim Paineiras. Vias do bairro estão recebendo serviço de recapeamento asfáltico e outras ruas serão contempladas, em breve, com pavimenta

15 de Fevereiro, 2025