20 de Janeiro, 2024 12h01mArtigo

DA INDIFERENÇA À COMUNHÃO: UM CHAMADO À UNIDADE

Geovanny dos Reis Sinigalia, Secretário Diocesano de Pastoral Nas últimas décadas o mundo testemunhou significativas transformações e inovações.

Geovanny dos Reis Sinigalia, Secretário Diocesano de Pastoral

Nas últimas décadas o mundo testemunhou significativas transformações e inovações. No entanto, essas mudanças também trouxeram consigo desafios crescentes de viver em uma realidade que permanece marcada por guerras, disputas políticas, intolerância, indiferença e desigualdade. Esta realidade mostra que o mundo ainda não aprendeu a utilizar seus avanços para a promoção de contextos que geram a unidade. O Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti, afirma que, a história dá sinais de regressão quanto as tentativas de promover a comunhão fraterna, à medida que se reascendem conflitos e formas de violência que pareciam superadas. Ademais, observa-se que a noção de unidade é instrumentalizada para interesses egoístas de determinados grupos, fator que contribui para o fechamento ao diálogo.

Com o mundo imerso nessa realidade, as pessoas reproduzem a cultura da indiferença em variados contextos, como a família, relações de trabalho e a vida pastoral. Entretanto, essas adversidades não podem ser interpretadas como uma justificativa para a continuidade dos problemas que cercam a sociedade. Ao contrário, essas representam um desafio que exige, de cada pessoa, proatividade para alcançar uma cultura de paz. Esses contextos se tornam ponto de partida para cultivar um espírito de fraternidade e solidariedade, que envolve as pessoas em uma caminhada rumo à transformação social.

A Constituição Lumen Gentium afirma que Deus escolheu salvar e santificar os seres humanos, não individualmente, sem qualquer ligação entre estes, mas constituindo-se em povo, comunidade, que unida O conhece, na verdade. No Antigo Testamento, o Profeta Ezequiel revela que é possível alcançar a paz a partir da comunhão fraterna, ao manifestar a vontade de Deus em reunir os Seus filhos e filhas, para formar uma aliança de paz com o Seu povo (Cf. Ez 37, 17-26). Por sua vez, no Novo Testamento, Jesus convida todos os seres humanos a se amarem mutuamente para alcançar o Seu amor (Cf. Jo 13,34). Com este novo mandamento, todas as pessoas são chamadas na construção de uma cultura que favoreça a unidade, a partilha e o respeito à dignidade humana. 

Publicidade

É necessário compreender que o princípio que une os seres humanos é maior do que os conflitos que os dividem, bem como buscar caminhos em que ambas as partes sejam respeitadas. Nesse contexto, a comunhão fraterna surge nas partilhas dos conhecimentos e na disposição em dialogar, escutar e reconciliar. Assim, é preciso partir apressadamente (Cf. Lc 1,39), cheios de esperança, à desafiadora missão de acolher nossos irmãos e irmãs excluídos pelas formas de violência do mundo atual.

À luz desses ensinamentos, cada pessoa deve dar a sua contribuição, de sua família ao mundo inteiro. A participação coletiva em iniciativas locais, a luta por trabalho, alimentação e moradia digna, o envolvimento na vida pastoral, a educação para a paz e o diálogo inter-religioso são exemplos de ações concretas que promovem a paz. Por fim, nesse processo, que se constrói sistematicamente, chamado pelo Papa Francisco de “artesanato da paz” e com a inspiração da Santíssima Trindade, que é modelo de unidade, todos irão finalmente se encontrar e a paz prevalecerá.

Jales, 17 de janeiro de 2024.

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara de Jales pede à Prefeitura concessão de gratificação aos auxiliares de limpeza da cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), por meio do Requerimento nº 126/2025, aprovado por unanimidade na terça-feira, dia 1º de julho, nas 1826ª Sessão

05 de Julho, 2025

ACIJ realiza Jantar Show para os associados em comemoração aos 60 anos da entidade

Na noite do sábado, 19 de julho, a Associação Comercial e Industrial de Jales realizou o grande Jantar Show em comemoração aos 60 anos da entidade, celebrados oficialmente em 25 de novembro de 20

27 de Julho, 2025

Santa Salete investe na capacitação de equipe da Educação para atendimento de alunos neurodivergentes

Enquanto os alunos aproveitam as férias escolares, a rede municipal de ensino de Santa Salete segue em movimento — desta vez, com foco na formação de profissionais da educação.

26 de Julho, 2025