23 de Agosto, 2025 12h08mArtigo

Vocação e missão do cristão leigo

Vivemos num mundo muito acelerado e agitado onde a falta de tempo se tornou parte de nossa rotina. Infelizmente, junto a isso, uma situação ainda não totalmente superada é o isolamento, reflexo da Covid.

Vivemos num mundo muito acelerado e agitado onde a falta de tempo se tornou parte de nossa rotina. Infelizmente, junto a isso, uma situação ainda não totalmente superada é o isolamento, reflexo da Covid. Outra situação é o excesso de uso de redes sociais, pessoas criaram seu pequeno mundo particular e perderam o prazer e a alegria de viver em comunidade e partilhar, isso trouxe sequelas, o aumento dos males da ansiedade, depressão, entre outros. 

Por outro lado deste isolamento, vemos muitas pessoas participando de eventos religiosos online, tudo isso realmente é muito bonito, vivendo sua fé particular em suas casas. Porém, isso precisa nos levar a refletir: e a vivência cristã no dia a dia? E os frutos de toda essa fé?

“Os cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do evangelho. Eles se santificam nos altares do seu trabalho: a vassoura, o martelo, o volante, o bisturi, a enxada, o fogão, o computador, o trator”. (CNBB, Doc 105, 2016,nº 35 p. 28).

Essa reflexão vem de encontro com a celebração da vocação para os ministérios e serviços na comunidade deste Mês Vocacional de 2025, que celebramos neste domingo, dia 24 de agosto. Nós leigos e leigas nos abastecemos de Cristo nas missas e precisamos viver essa missão tão urgente no mundo: ser sal e luz, parar de olhar somente para os problemas de nossas paróquias e apresentar soluções, mas assumirmos o que é nosso.

Os desafios atuais são muitos, temos que ser a Igreja em saída que tanto o Papa Francisco nos pediu, ir ao encontro do outro, se articular e propor melhores ações nas políticas públicas e sociais como apresenta a Doutrina Social da Igreja, levar o alimento físico e espiritual, acolher com caridade e misericórdia o pobre, o enfermo, o vizinho, o colega de trabalho. Fazer do verbo “escutar” uma prática diária, porque só assim conseguiremos entendendo as necessidades de nossos irmãos e irmãs e ser a presença viva de Cristo na vida de cada um deles.

Nossa mentalidade deve ser de “criar pontes”, cultivando diálogo com o clero, entendendo a atuação e responsabilidade de cada um. Essa é a nossa vocação: dar testemunho de Cristo através de nossos comportamentos e ações.

Publicidade

A missão pede que nós leigos e leigas, juntos com o clero, estejamos unidos para bem cumprir o propósito da implantação do Reino de Deus, promovendo a renovação espiritual, a conversão e a reconciliação neste ano jubilar.

Ouroeste/SP, 17 de agosto de 2025

Michael Coldibeli Campos,

membro do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales

Publicidade

Notícias relacionadas

O silêncio invisível: as causas do diagnóstico tardio de Autismo e TDAH em meninas e mulheres no Brasil

O Censo TEA 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, apontou que cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com prevalência maior entre os

14 de Junho, 2025

DIREITO UNIJALES se destaca no STF Moot e conquista posição entre as melhores do Brasil

O Centro Universitário de Jales conquistou uma posição de destaque na primeira edição do STF Moot, competição promovida pelo Supremo Tribunal Federal que simula o julgamento de um caso hipotét

16 de Agosto, 2025

Aumento de empregos formais no setor privado foi maior entre as mulheres do que entre os homens, entre 2023 e 2024

A Fundação Seade divulgou dados sobre emprego formal no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

09 de Agosto, 2025