Nas palavras do “Sensei Gordo”: o judô jalesense de 1973 a 2024

No dia 23 de maio de 1924, o nosso judô Jalesense, completou 51 anos de fundação. Eu, Luiz Antônio Nunes de Moraes, mais conhecido como “Sensei Gordo” vou relatar um pedaço da história do judô Jalesense.

Esporte em 01 de junho, 2024 08h06m

No dia 23 de maio de 1924, o nosso judô Jalesense, completou 51 anos de fundação.

Eu, Luiz Antônio Nunes de Moraes, mais conhecido como “Sensei Gordo” vou relatar um pedaço da história do judô Jalesense. Minha família veio residir nesta cidade de Jales, na década dos anos de 1964, onde conheci o judô por um dos meus irmãos no ano de 1967, e fiz vários amigos de tatame, onde também nunca mais deixei de praticar o judô.

No ano de 1973, eu morava na cidade de Monte Alto, SP, e um dia vim visitar a minha família, e também fazer a visita a alguns amigos judocas. Naquele ano, existia um judô com o nome de “Judô Violin”, onde eu praticava e ajudei a formar vários judocas. Mas o judô Violin foi acabando porque o sensei Edson Violon, voltou para a cidade de São Paulo, não deixando ninguém para dar a continuidade. 

E foi onde recebi um convite de um amigo judoca “Adilson Bernardo” para dar a continuidade das atividades do judô na cidade. Eu aceitei, e ele conseguiu me arrumar um local para ser desenvolvido o judô, que até hoje é usado o mesmo local.

E naquela época também praticava o Karatê e foi onde montei com o judô o karatê.

Como a procura era muito pelo o judô, eu não conseguia desenvolver os dois esportes.

Publicidade

Então resolvi continuar somente com o judô. Durante estes anos, consegui fazer vários judocas, se classificar em campeonatos regionais e até campeonatos brasileiro, jogos regionais e jogos abertos e muitos outros. Não sei exatamente quantos judocas já passaram em minha vida, mas foram muitos mesmos.

Quero agradecer a toda a população da cidade de Jales, que vem me dando estes anos a oportunidade para eu mostrar os benefícios ensinados no esporte, no judô. Muitos dizem que o “Sensei Gordo” é muito bravo, na realidade, não sou bravo, sou deste jeito em relação aos meus ensinamentos, estou fazendo um trabalho com muita responsabilidade e amor a qual vocês pais ou responsáveis sabem das responsabilidades de um esporte de contato.

E como o judô é o esporte que existe o contato muito aproximado e tem muitos judoquinhas sapecas, e para evitar acidentes tenho que agir desta maneira para cumprir as regras do judô. Mas quero dizer a todos vocês, eu tenho o meu jeito de ser, mas, eu amo todos os meus judocas, são reconhecidos para mim como filhos meus. Senhores, eu no momento, quero agradecer a todos os pais e responsáveis, que acreditaram e continuam acreditando em meus ensinamentos.

No judô jalesense existe uma diretoria que me auxilia no desenvolvimento e o andamento desde a sua fundação. E fazemos do judô jalesense o esporte ideal para uma educação e reeducação moral e digna que as regras exigem. E eu agora quero agradecer a todos pelo apoio que venho recebendo estes anos e também espero continuar recebendo nos anos futuros.

“SALVE SALVE O JUDÔ JALESENSE”

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas