Na segunda feira (21), os pescadores começaram a perceber alguns peixes mortos às margens do rio Marinheiro, em Cardoso. Com o passar dos dias a situação se agravou ainda mais com o aumento significativo do número de peixes mortos.
Além do prejuízo ambiental, um piscicultor que possuía uma grande criação de tilápias em tanques teve um prejuízo estimado em 1 milhão e meio de reais. Estima-se que o mesmo perdeu mais de 20 toneladas por conta da mortandade dos peixes. O produtor possui 48 tanques e foi constatada a morte de 100% de toda sua produção.
A Prefeitura de Cardoso prestou todo o suporte necessário, disponibilizando pá carregadeira e caminhões para a remoção dos peixes para que fosse realizado o descarte em local apropriado. Por sua vez, o Departamento de Meio Ambiente coletou amostra da água para que seja realizada uma análise.
Como a situação ainda é desconhecida, a Prefeitura também recomenda aos pescadores do rio Marinheiro o descarte de todos os peixes capturados a partir da última segunda feira, dia 21.