05 de Outubro, 2024 12h10mMeio Ambiente

CTG Brasil solta 750 mil peixes das espécies curimbatá e pacu no rio Paraná

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, concluiu na última semana a soltura de 750 mil peixes das espécies curimbatá e pacu, nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, ambas operadas pela empresa no

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, concluiu na última semana a soltura de 750 mil peixes das espécies curimbatá e pacu, nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, ambas operadas pela empresa no rio Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As solturas tiveram início no dia 24 de setembro e se estenderam até ontem (1º de outubro). As ações foram realizadas em pontos como a Vila dos Operadores, a ponte do rio São José, prainha de Itapura e o município de Santa Albertina, entre outros.

“Com essa ação, que é apenas a primeira do ciclo 2024/25, alcançamos o total de 750 mil peixes soltos na bacia do rio Paraná”, explica Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil. “A soltura de peixes de espécies nativas ajuda a garantir a reprodução e o estoque pesqueiro, colaborando com o desenvolvimento desses ecossistemas”, completa Vianna.

Sobre o programa 

Publicidade

O Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, conta com a autorização do Ibama. A realização deste programa é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, e seu objetivo é repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.

Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.

Publicidade

Notícias relacionadas

DIREITO UNIJALES se destaca no STF Moot e conquista posição entre as melhores do Brasil

O Centro Universitário de Jales conquistou uma posição de destaque na primeira edição do STF Moot, competição promovida pelo Supremo Tribunal Federal que simula o julgamento de um caso hipotét

16 de Agosto, 2025

O silêncio invisível: as causas do diagnóstico tardio de Autismo e TDAH em meninas e mulheres no Brasil

O Censo TEA 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, apontou que cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com prevalência maior entre os

14 de Junho, 2025

Luis Henrique participa como painelista e mediador no 67º Congresso Estadual de Municípios

O prefeito de Jales e presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Luis Henrique Moreira, participou, na última quarta-feira (27), do 67º Congresso Estadual de Municípios, rea

30 de Agosto, 2025