A missão de uma instituição de ensino superior é produzir conhecimento para a sociedade. Com base nisso, o Centro Universitário de Jales realiza todos os anos a Jornada de Iniciação Científica, que em 2025 chegou à sua 18ª edição. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro e reuniu grande público.
A abertura foi realizada no dia 17, no Teatro Municipal de Jales, com a apresentação dos alunos que fazem parte do Programa de Iniciação Científica da instituição e com a palestra “Entre a mente humana e a máquina: a revolução da pesquisa inteligente”, ministrada por José Paulo Codinhoto. Formado pelo UNIJALES, Codinhoto é mestre, doutorando, docente em instituições renomadas e empreendedor na área de tecnologia.
Na terça-feira, dia 18, as apresentações dos trabalhos foram realizadas no UNIJALES. Divididos por áreas de pesquisa, os universitários tiveram a oportunidade de apresentar ao público e à banca formada por professores os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Silvio Lofego, Diretor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Jales, explica que a Jornada de Iniciação Científica do UNIJALES nasce do Programa de Iniciação Científica, criado em 2007, quando foi instituída a política de fomento à pesquisa na instituição. Com o sucesso do programa, surgiu a ideia de criar um evento que desse visibilidade aos trabalhos para a comunidade em geral.
“A Jornada é o momento em que os alunos podem apresentar o resultado do trabalho que desenvolveram ao longo do ano. É a grande vitrine”, finalizou Silvio.




















