Especiato pede informações sobre irregularidades apontadas pelo Detran em relação ao transporte escolar de Jales
Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 190/2025, do Vereador Luís Especiato (PT), trata do pedido de informações à Prefeitura sobre as irregularidades a
Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 190/2025, do Vereador Luís Especiato (PT), trata do pedido de informações à Prefeitura sobre as irregularidades apontadas na fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SP em relação ao transporte escolar da cidade.
No documento, o Edil mencionou uma reportagem veiculada pelo jornalista Rafael Honorato, que aponta a existência de diversas irregularidades no transporte de alunos de Jales, fato que gerou grande preocupação entre pais e responsáveis.
Também afirmou que, segundo a referida matéria, a fiscalização do Detran/SP identificou e lavrou treze autuações relativas às condições dos veículos utilizados no transporte escolar, evidenciando falhas que podem comprometer a segurança dos estudantes.
“Se existem treze autuações, é porque foram detectadas as irregularidades. Na matéria, são citadas algumas, como pneus carecas, que não poderiam estar rodando, mas uma delas me chamou a atenção, sobre pessoas [motoristas] que não têm o curso para transportarem alunos. Não estão autorizadas, e isso acho que é bem grave”, avaliou Especiato na Sessão Ordinária.
O parlamentar comentou que desconhece se a Prefeitura conta com especialista para fiscalizar os ônibus escolares, “mas é necessário que isso seja feito, até porque estamos pagando por esse serviço, por meio da municipalidade”. “Então esse Requerimento tem a finalidade de obter essas informações para que possamos, inclusive, contribuir com orientações com relação à questão do transporte, e também para tranquilizar eventuais pais e famílias que possam ficar preocupados com essa situação”, explicou.
No Requerimento, Especiato salientou a relevância do serviço público de transporte escolar, “essencial para garantir o acesso dos alunos à educação, sendo dever do poder público zelar pela segurança, qualidade e regularidade desse atendimento”.
Publicidade
Dessa forma, o Edil questionou, na propositura, quais foram especificamente as irregularidades apontadas na fiscalização do Detran/SP em relação ao transporte escolar do município.
As providências que foram adotadas pela Prefeitura Municipal para sanar as irregularidades constatadas junto à empresa prestadora do serviço também foram objeto de questionamento do Vereador.
Outra dúvida foi se o município possui equipe própria de fiscalização do transporte escolar. Em caso afirmativo, quis saber por qual motivo tais falhas não foram detectadas e corrigidas previamente; já em caso negativo, perguntou quem é responsável por fiscalizar as condições dos veículos utilizados nesse serviço.
Por fim, Especiato indagou quais medidas administrativas ou contratuais foram tomadas pela Prefeitura em relação à empresa prestadora desse serviço público.
Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Jales participaram do 10º Simpósio de Educação Física Escolar, realizado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – C
O início da colheita dos tubérculos produzidos no Programa de Olericultura Orgânica – Raízes, Bulbos e Tubérculos, realizado pelo SENAR-SP, FAESP e Sindicato Rural de Jales, com apoio da Prefei
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, promoverá na próxima sext
O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa