23 de Novembro, 2024 12h11mPolítica

Câmara de Jales questiona Prefeitura sobre presença de intérprete de Libras em órgãos e entidades de administração pública

Na segunda-feira, dia 11 de novembro, foi aprovado por unanimidade, na 1807ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Requerimento nº 152/2024, de autoria da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves.

Na segunda-feira, dia 11 de novembro, foi aprovado por unanimidade, na 1807ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Requerimento nº 152/2024, de autoria da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves.
Na propositura, ela considerou a vigência da Lei nº 4.746, de 1º de março de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras ou sistema que faça essa função, em todos os órgãos e entidades de administração pública direta e indireta, fundacional e nas empresas de serviços públicos de Jales.
“Discute-se tanto sobre inclusão nas escolas e, na rede social, temos visto pedidos de várias localidades. O morador surdo precisa ser respeitado e atendido. Isso é uma inclusão dessa comunidade na sociedade”, declarou a parlamentar na Sessão.
Para os questionamentos elaborados no Requerimento, a Edil mencionou que mães surdas, com filhos matriculados nas escolas públicas municipais da cidade, enfrentam dificuldades durante as reuniões escolares devido à ausência de intérpretes de Libras, impossibilitando a comunicação e o entendimento das informações ali transmitidas, e ressaltou a importância de se promover a acessibilidade comunicacional em todos os setores públicos e garantir que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso às informações e aos serviços prestados.
Uma das dúvidas de Moreto é em relação a quais medidas a Secretaria Municipal de Educação tomou para garantir a presença desses profissionais nas reuniões escolares e demais eventos promovidos nas escolas públicas municipais.
Outras questões da Vereadora são se há previsão para implementação de serviços de tradução em Libras nas escolas municipais, de acordo com o disposto na Lei nº 4.746 e, se sim, qual é o prazo estimado para a execução.
Por fim, Moreto deseja saber quais providências estão sendo tomadas pela Secretaria para garantir que mães e pais sejam devidamente atendidos e incluídos nos processos de comunicação entre escolas e responsáveis, para a promoção da inclusão, da acessibilidade e do pleno entendimento das informações transmitidas em reuniões, eventos e demais atividades escolares.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura de Jales recebe Troféu Efetividade Pública entregue pela UVESP em cerimônia na Assembleia Legislativa

Jales foi destaque na tarde da quinta-feira, dia 27/11, durante a Solenidade de Entrega do Troféu Efetividade Pública, realizada no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de

06 de Dezembro, 2025

Vigilância em Saúde realiza capacitação sobre Testes Rápidos de ISTs para profissionais de Jales e região

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância em Saúde e do Ambulatório de Atenção Especializada – SAE/CTA, promoveu a capacitação de novos executores de Te

15 de Novembro, 2025

Prefeitura de Jales e Cine Jales apoiam exibição de curtas-metragens feitos por produtora jalesense

A sala do Cine Jales reuniu dezenas de pessoas no sábado, dia 6, durante a mostra de curtas-metragens produzidos pela Kannon Filmes, produtora jalesense reconhecida por seus documentários.

20 de Dezembro, 2025