07 de Outubro, 2023 12h10mPrevenção

Incêndio vegetativo causa danos à saúde e ao meio ambiente, alerta Defesa Civil

Nos últimos dias, o município de Jales tem experimentado uma onda de calor intensa e uma redução preocupante na umidade relativa do ar.

Nos últimos dias, o município de Jales tem experimentado uma onda de calor intensa e uma redução preocupante na umidade relativa do ar. A Defesa Civil de Jales alerta para que, enquanto o sol brilha intensamente, a população tome medidas para garantir que a qualidade do ar e a qualidade de vida de todos sejam preservadas.


As altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem ter consequências graves para a saúde e o meio ambiente. Com o termômetro atingindo valores elevados, chegando próximo dos 40ºC, é importante que os moradores evitem práticas que agravem ainda mais essa situação.


Uma das principais preocupações é o uso do fogo para limpeza de quintais e a queima de vegetação. Essas práticas não apenas contribuem para o aumento da poluição do ar, mas também representam riscos significativos de incêndios descontrolados, que podem devastar áreas naturais e propriedades.


“A queima de resíduos agrícolas, lixo doméstico ou qualquer outro tipo de material deve ser evitada a todo custo durante este período crítico. Além disso, é fundamental que a população esteja atenta para denunciar atividades ilegais que envolvam a queima descontrolada”, alertaram Paulo Correa e Emerson Tondati, coordenador municipal de Defesa Civil e o diretor de departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales, respectivamente.

Publicidade


Segundo eles, é importante lembrar que a qualidade do ar afeta diretamente a saúde, especialmente daqueles com doenças respiratórias preexistentes, como asma e bronquite, por exemplo. “As partículas nocivas liberadas durante incêndios podem piorar essas condições e levar a problemas de saúde sérios”, frisaram.

Neste momento, a colaboração da população é fundamental. Adotar práticas conscientes, como a separação adequada de resíduos e o descarte correto de lixo, é uma maneira de contribuir para a preservação da qualidade do ar e, por consequência, da qualidade de vida de toda a comunidade.


“Em tempos de calor intenso e baixa umidade, a solidariedade e a responsabilidade coletiva são essenciais para manter a saúde e a segurança de todos. Jales conta com a compreensão e colaboração de seus moradores para enfrentar esse desafio climático e preservar um ambiente saudável para as gerações futuras”, ressaltou Tondati.

Para denunciar casos de incêndios ou irregularidades a Defesa Civil conta com o WhatsApp 17- 99672-1274.

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara de Santa Albertina entrega Moção de Aplauso à Defesa Civil pelo trabalho no combate a incêndio

A Câmara Municipal de Santa Albertina entregou, na última segunda-feira, uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho realizado pela Defesa Civil no apoio ao combate ao incêndio ocorrido re

22 de Novembro, 2025

Secretaria de Saúde de Jales participa de capacitação voltada à transparência e gestão

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi representada pela secretária Nilva Gomes Rodrigues de Souza e pela secretária adjunta Leidepaula da Rocha Belon na Capacitaçã

26 de Outubro, 2025

Santa Salete realiza ações voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Santa Salete promoveu no sábado, dia 11 de outubro, um dia de atividades voltadas à saúde da mulher, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

18 de Outubro, 2025