15 de Novembro, 2025 12h11mPrevenção

Vigilância em Saúde realiza capacitação sobre Testes Rápidos de ISTs para profissionais de Jales e região

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância em Saúde e do Ambulatório de Atenção Especializada – SAE/CTA, promoveu a capacitação de novos executores de Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância em Saúde e do Ambulatório de Atenção Especializada – SAE/CTA, promoveu a capacitação de novos executores de Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A formação envolveu profissionais de Jales e de municípios da região, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Os participantes realizaram inicialmente os cursos on-line pela plataforma da FIOCRUZ e AVASUS. Em seguida, foram agendadas aulas presenciais, que incluíram estágio prático no SAE/CTA de Jales. As atividades ocorreram em três turmas, nos dias 17 e 24 de outubro e 7 de novembro, sempre das 7h às 14h30.

Durante a capacitação, foram abordadas estratégias de enfrentamento ao HIV/AIDS e demais ISTs, incluindo orientações sobre o uso de preservativos femininos e masculinos, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), testagem rápida regular, testagem no pré-natal e redução de danos. Também foi apresentada a Mandala da Prevenção e o Kit de Prevenção Combinada, enviados pelo Ministério da Saúde, utilizados para demonstrações práticas.

Os profissionais ainda acompanharam a execução dos autotestes de HIV – tanto pelo método de fluido oral quanto por punção digital – e receberam testes para utilização em suas unidades de origem.

Publicidade

A coordenadora do SAE/CTA, Dieine Morise, destacou a importância da iniciativa: “Os encontros foram enriquecedores e possibilitaram a construção de uma rede mais consolidada de atenção à população de Jales e região, contribuindo para reduzir o estigma e a discriminação, com vistas a atingir a meta de Zero Discriminação.”

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Patrícia Albarelo, também ressaltou o impacto positivo da ação: “Essas capacitações são fundamentais para qualificar a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada no enfrentamento das ISTs, HIV e AIDS.”

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Jales reforça seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da saúde e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado integral da população.

 

Publicidade

Notícias relacionadas

Unidades de Saúde participaram da Campanha Outubro Rosa promovendo orientações, exames preventivos e testes rápidos em Jales

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês de outubro uma ampla programação da Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao cuidado com a s

01 de Novembro, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Jales promove capacitação para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com recursos do Fundo Mu

08 de Novembro, 2025