18 de Outubro, 2025 12h10mPrevenção

Jales intensifica fiscalização de bebidas alcoólicas para coibir contaminação por metanol

A Prefeitura de Jales, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, está intensificando as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

A Prefeitura de Jales, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, está intensificando as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A iniciativa é realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e a Polícia Civil, em alinhamento com as operações estaduais e federais de combate à contaminação por metanol.

O objetivo da ação é coibir a adulteração de produtos e proteger a saúde da população, alertando sobre os graves riscos associados ao consumo de bebidas contaminadas com metanol. A substância, quando ingerida, pode causar intoxicação severa, com sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, náusea, visão turva, falta de coordenação e, em casos graves, cegueira e até morte.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Patrícia Albarelo, ressaltou a importância da atenção e dos cuidados da população. “Fique atento aos sinais e sintomas, que podem aparecer poucas horas após o consumo, e procure imediatamente um serviço de saúde caso perceba algo estranho. Para se proteger, compre bebidas apenas em locais de confiança, exija nota fiscal e desconfie de preços muito baixos”, orienta.

Publicidade

A Vigilância Sanitária reforça que a população deve estar atenta à procedência das bebidas consumidas e evitar produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita de irregularidades ou ocorrência de sintomas compatíveis com intoxicação, é fundamental procurar atendimento médico imediato e comunicar o fato à Vigilância Sanitária Municipal.

Denúncias podem ser feitas diretamente ao setor da Vigilância Sanitária de Jales, que segue atuando com rigor para garantir a segurança e a saúde dos consumidores. Se suspeitar de bebidas adulteradas, denuncie à Vigilância Sanitária pelo número (17) 99671-7727.

Publicidade

Notícias relacionadas

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Jales realiza multivacinação para atualizar caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha de Multivacinação 2025, destinada à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes meno

11 de Outubro, 2025

Santa Casa reúne vereadores de Jales para prestação de contas e entrega de equipamentos

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, representada pelo presidente Edson Roberto da Silva, recebeu os vereadores da cidade de Jales para uma Prestação de contas e entrega de equipamentos adquirido

05 de Outubro, 2025