Professor aposentado cultiva mudas nativas de árvores e distribui para moradores em Dirce Reis

Um professor aposentado cultiva mudas nativas de árvores - que se adaptam ao ambiente por fazerem parte do ecossistema - e distribui para moradores de Dirce Reis.

Região em 13 de julho, 2024 09h07m

Um professor aposentado cultiva mudas nativas de árvores - que se adaptam ao ambiente por fazerem parte do ecossistema - e distribui para moradores de Dirce Reis. A iniciativa tem impactado positivamente a comunidade, promovendo a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis.

Cassiano Trindade Neto atuou como agrônomo até os 26 anos e atualmente, com 65, usou as técnicas aprendidas no campo para encontrar uma nova paixão na aposentadoria: o cultivo e doação de mudas de árvores nativas, iniciado há três anos. Ele conta que já foram ao menos três mil mudas doadas à população.

"Eu gosto muito do meio ambiente, trabalhei na roça até meus 26 anos e depois virei professor, mas nunca deixei de amar a natureza, a roça, então eu resolvi cultivar elas para doação" explica o professor.

Cassiano cuida das mudas com dedicação e trabalho diário, até que fiquem boas para o plantio. Assim que atingem o desenvolvimento ideal, envia uma mensagem em um grupo de moradores da cidade oferecendo a planta.

O produtor rural ainda revelou à TV TEM que para ele o meio ambiente é tudo, e que todos devem colaborar de alguma forma para melhorar a situação atual. A arborização é uma das alternativas.

Publicidade

"Nós estamos vendo aí que a natureza está nos chicoteando, os problemas climáticos que estão acontecendo, esses plantios são benéficos para todos", explica o aposentado.

Entre os interessados está o produtor rural Renato Luiz Ripol, que é proprietário de uma chácara com 148 árvores nativas - sendo 50 delas doadas por Cassiano.

"Acredito que em três anos o fundo da propriedade vai estar reflorestado. Assim, todo mundo ganha com isso, principalmente o meio ambiente", revela o produtor.

O gerente de transportes, Carlos Poiati, também soube do trabalho e pediu 211 mudas: "É um trabalho muito bacana, eu fiquei sabendo que ele tinha e ele forneceu pra gente. A gente precisa dar sequência nesse tipo de serviço, pretendo pegar mais mudas com ele", conta.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas