
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da equipe de Controle de Vetores, dará início nesta semana a um projeto piloto de combate à dengue, em parceria com o GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales.
A ação inovadora será realizada inicialmente no bairro Village, região que apresentou o maior número de casos confirmados da doença neste ano, com 127 notificações e 69 casos positivos.
Após um levantamento detalhado, foram mapeadas nove quadras com maior incidência de casos. O trabalho será desenvolvido em duas etapas: na primeira, os agentes realizarão visitas casa a casa, com orientações aos moradores, recolhimento de possíveis criadouros e cadastro das residências que possuem ralos externos.
Na segunda etapa, as equipes retornarão a essas residências para realizar um teste de detecção de larvas em ralos, utilizando uma máquina costal, sem inseticida, apenas soprando ar nos ralos. Caso haja larvas acumuladas nos canos, elas escorrerão e serão coletadas pelos agentes para análise em laboratório, a fim de verificar se realmente são larvas do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o chefe dos agentes de vetores, Osmar Arroyo Sanches, o principal objetivo do projeto é identificar se existem larvas paradas nas tubulações, o que pode explicar a alta incidência de casos mesmo com poucos focos encontrados.
“Foram identificados poucos recipientes com larvas, apenas 13, o que é um número baixo diante da quantidade de casos positivos no bairro. Por isso, com o apoio da GVE Jales, queremos entender melhor onde o mosquito está se desenvolvendo e reforçar nossas estratégias de combate”, destacou Osmar.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Santa Fé do Sul em buscar novas estratégias de prevenção, aliando ciência, parceria e inovação no enfrentamento à dengue. As visitas no bairro Village terão início amanhã.




















