Missionários e missionárias da Diocese de Jales participaram da Semana Missionária Extraordinária que foi realizada em Auriflama, entre 16 e 20 de outubro. A semana que foi preparada pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), teve sua culminância na noite do sábado, dia 19 de outubro e deve continuar em toda a diocese.
Com o tema “Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Papa Francisco quer nos ajudar, “em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no batismo. O ato, pelo qual somos feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E essa vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo -, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt 10,8), sem excluir ninguém. ” Disse o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2019.
Durante os dias da semana missionária, os missionários visitaram as casas das famílias, levando um pouco de esperança, amor e atenção. Ouviram muitos testemunhos e testemunharam um pouco de suas vidas. Durante a manhã e à noite os missionários se uniam com a comunidade para momentos de oração. Os padres que se fizeram presentes, celebraram missas nos bairros que receberam a missão.
Universitários e professores da UNIVIDA, também participaram da semana, com atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, e outros, como também orientações nas escolas.
Para finalizar a programação, no dia 20 de outubro, os jovens de toda a Diocese de Jales se reuniram para celebrar o Dia Nacional da Juventude, que iniciou ás 9h com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, e na parte da tarde se divertiram com a Festa das Cores, comandada pelo DJ Leo Guimarães, que evangeliza o Brasil há mais de 20 anos com o EletroCristo.
A cruz missionária que acompanhou a Semana Missionária Extraordinária, agora percorrerá as comunidades da diocese, ecoando o pedido do Papa Francisco nos corações, enviando os cristãos batizados a missão permanente, pois não tem fim, cada um deve continuar a missão em suas comunidades e por todos os lugares que passarem.
Algumas comunidades já realizam a Missão Permanente, como é o exemplo de Pereira Barreto, Sud Mennucci, Fernandópolis, Santo Antônio do Aracanguá e outras, cada qual com seu jeito. Diversas paróquias e quase paróquias já estão colocando em seus planejamentos dias para missões.