O concurso iniciou-se em 2009, porém, por conta da pandemia foi interrompido em 2020, 2021 e 2022. Esse ano é o 12º ano. É promovido pela Câmara, em parceria com escolas do município, direcionado aos alunos do 5º, 9º e último ano do Ensino Médio. Esse ano o tema foi “a obesidade infantil no Brasil”.
De cada série, são enviadas pela escola à Câmara cinco redações. É realizada uma reunião com cinco professores representantes das duas escolas da cidade (uma municipal e outra estadual), mas que não lecionam nas salas de aulas dos alunos participantes, todas com formação em Língua Portuguesa, que avaliam essas redações finalistas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugares.
Neste ano, os participantes concorreram a vários prêmios, sendo um celular para o 1º lugar, 2º lugar levou uma bicicleta, 3º uma alexa, e para o 4º e o 5º uma bola de vôlei. As professoras da comissão organizadora e professores dos alunos também recebem flores.
A tipologia textual exigida para o tema escolhido foi a seguinte: último ano do Ensino Fundamental ciclo I - texto dissertativo; último ano do Ensino Fundamental ciclo II e último ano do Ensino Médio - artigo de opinião.
O objetivo é desenvolver e valorizar o hábito de leitura e escrita, e maior aproximação dos alunos estudantes e população de forma geral junto as atividades do Poder Legislativo Municipal que é o representante das pessoas perante os governos