A cidade foi fundada em 22 de maio de 1952 e transformada em distrito em 30 de dezembro de 1953, em território do município de Santa Fé do Sul. Desenvolveu-se e obteve sua autonomia político-administrativa em 28 de fevereiro de 1964, quando foi elevada a município.
Hoje, de acordo com a estimativa populacional do IBGE/2024, Santa Rita D’Oeste tem uma população de 2.790 habitantes. O município é banhado pelo Rio Grande.
Ao longo dos anos, teve sua economia, que no século passado foi muito voltada a produção cafeeira, diversificada, surgindo novas culturas.
Hoje, Santa Rita D’Oeste é destaque no cenário regional pela quantidade de atrativos turísticos que oferece. O turismo rural é a principal delas, com pousadas, sítio abertos à visitação, inclusive com museu sertanejo, além das festividades do calendário de eventos do município.
Sítio Sertanejo - Museu Rural
Localizado na Estrada 11, no município de Santa Rita d'Oeste o Sítio Sertanejo - Museu Rural conta atualmente com um acervo de milhares de peças e equipamentos utilizados na agricultura.
São peças do início do século XX, já catalogados. Possui ainda uma coleção de carros, carroças, carruagens, tratores, Jipes e Caminhões antigos.
No calendário de eventos do município alguns se destacam.
Festa das Nações
A cada ano que passa a Festa das Nações se destaca pelo grande número de visitantes. Pessoas de estados vizinhos e de todo o estado de São Paulo passaram pelo evento para apreciar as mais de 70 opções de pratos típicos e ainda assistirem a atrações de danças apresentadas.
A festa é representada pela cultura de 8 países, sendo eles: Brasil, Arábia, México, Itália, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha, e recebe um grande público, lotando o Estádio Antônio Mamede de Oliveira em suas duas noites de festa.
Paixão de Cristo
Considerada a maior encenação a céu aberto da região, A Paixão de Cristo, apresentada na Sexta-Feira Santa, retrata os últimos momentos vividos por Jesus Cristo na terra até sua morte e ressurreição.
A peça é realizada no município há 19 anos e hoje faz parte do calendário cultural e turístico da cidade; no início realizada pelos cristãos na praça da matriz, hoje promovida pela Prefeitura Municipal, no recinto de exposições, para maior conforto dos milhares de expectadores.
Réveillon
Tradicional na cidade, o Show da Virada é quando a população e familiares se reúnem na praça matriz para assistirem ao show e a queima de fogos em comemoração ao novo ano que se aproxima, renovando e fortalecendo os laços.
Juninão
O Juninão é um evento da Educação, promovido no mês de junho, onde os alunos das escolas municipais fazem apresentações de danças típicas entre outras brincadeiras da Festa Junina.
O evento é prestigiado por alunos, pais, familiares, amigos e população que tem como opções sorteio de brindes, comidas e danças típicas da Festa Junina.
Conheça Santa Rita D’Oeste. A cidade está localizado na região de Santa Fé do Sul, extremo noroeste paulista, na divisa de SP com MG. O principal acesso é pela rodovia Éttore Bottura (SP-595), que liga a cidade a rodovia Euclides da Cunha (SP-320).