Internações na Unidade de Tratamento de Queimados aumentam 65% neste ano em hospital referência para Jales e todo o noroeste paulista

O número de internações de janeiro a junho deste ano cresceu 65,48% na Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino (HPA) de Catanduva (SP), se comparado aos 12 meses de 2023.

Saúde em 24 de agosto, 2024 12h08m

O número de internações de janeiro a junho deste ano cresceu 65,48% na Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino (HPA) de Catanduva (SP), se comparado aos 12 meses de 2023.

Somente no primeiro semestre de 2024, foram 129 atendimentos, enquanto que, em 2023, ocorreram 197 internações. Os dados fazem parte do Relatório de Atividades da Fundação Padre Albino.

Em 2023, do total de internações, a unidade recebeu 49 pacientes dos 19 municípios da microrregião e 148 de outras localidades.

As maiores causas de internações são por chama direta, que é quando o fogo atinge diretamente o corpo.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram 57 casos registrados, aumento de 64% se comparado com o total de acidentes registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Outros casos de maior incidência aconteceram por agente químico, fontes de calor, eletricidade, por algum tipo de contato, por asfalto e por agentes líquidos.

Os acidentes domésticos estão em maior quantidade de registros. 

Os tratamentos, que incluem procedimentos avançados, uso de medicamentos de alto custo e suporte de equipe multiprofissional têm sido fundamental para que pacientes possam se recuperar.

Publicidade

Referência

A UTQ do HPA é referência nacional no cuidado de pacientes vítimas de acidentes com queimaduras. A entrada de pacientes é realizada por meio da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) da Secretaria Estadual da Saúde.

Queimaduras

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos de queimaduras ocorrem em ambientes domésticos, sendo crianças (92%) e idosos (84,4%), os mais vulneráveis. 

As hospitalizações também são frequentes, com registro de 150 mil internações anuais causadas por lesões capazes de afetar a pele, os músculos, os tendões e os ossos. A estimativa é que no Brasil, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras todos os anos.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas