
Os 35 municípios que compõe o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales, o GVE 30, já registraram casos de Dengue neste ano. A maioria desses municípios já enfrenta uma grave epidemia, com altíssimos índices de incidência. Até a última quinta-feira, 13/02, o GVE Jales já tinha confirmado 6.830 casos de Dengue e 5 óbitos.
E são as cidades do GVE Jales que dominam o topo do ranking de municípios do estado de São Paulo com maior número de casos proporcionalmente ao número de habitantes.
No topo da lista, há semanas, aparece Santa Salete, seguida de Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa e Turmalina. Ainda conforme a Secretaria Estadual de Saúde, dos dez municípios com mais incidência, oito são do noroeste paulista:
1° Santa Salete;
2° Nova Canaã Paulista
3° Santana da Ponte Pensa;
4° Turmalina;
5° Guaraçaí;
6° Conchas;
7° Campos Novos Paulista
8° Glicério;
9° Bilac;
10° Coroados.
Dos 5 óbitos por Dengue confirmados no GVE Jales, a maioria são de Fernandópolis onde 3 pessoas morreram. Indiaporã e Urânia também confirmaram uma morte cada. Os dados estão disponíveis na plataforma da Dengue do Governo do Estado.
Além do GVE Jales, que lidera o ranking de incidência, os outros dois Grupos de Vigilância Epidemiológica do noroeste paulista estão no pódio, sendo o GVE de Araçatuba o segundo com maior incidência e o GVE Rio Preto o terceiro.
Decretos de emergência em saúde pública
Das 59 cidades em emergência por dengue no estado de São Paulo neste ano, 40 estão no noroeste paulista. O número representa quase 70% dos municípios de SP, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
A maioria dos municípios em emergência fazem parte do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales.
Veja a distribuição de municípios:
19 são do GVE Jales (Aparecida D'Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D'Oeste, Fernandópolis, Guarani D'Oeste, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, Rubinéia, Santa Fé do Sul e São Francisco)
13 do GVE Rio Preto (Cardoso, Icém, Jaci, Mendonça, Mirassol, Monções, Nova Aliança, Orindiúva, Pirangi, Potirendaba, São José do Rio Preto, Tanabi e Votuporanga)