29 de Junho, 2024 12h06mTeatro

Estreia da Peça "Crônicas das Estações" Marca Encerramento do Junho Violeta em Jales

Na noite dessa terça-feira,25,  o Centro Cultural  Dr.

Na noite dessa terça-feira,25,  o Centro Cultural  Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal de Jales,  foi palco da estreia da peça “Crônicas das Estações”, um projeto do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, através do Núcleo de Produção e Difusão, com o apoio da Prefeitura de Jales, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social. Escrita pela atriz e dramaturga Larissa Sanches, a peça foi apresentada como parte das atividades do Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violação dos direitos da pessoa idosa.


A história gira em torno do senhor Miguel (Valdecir Nery), um idoso abandonado e negligenciado pela própria família, cujo principal apoio vem do cuidador João (Gerson Ferreira). João, prestes a casar-se, escuta as histórias dos bons tempos do senhor Miguel, que relembra seu casamento e sua falecida esposa. A narrativa aborda de maneira descontraída e ao mesmo tempo emocionante a temática do abandono e da negligência dos idosos, trazendo à tona importantes reflexões.


O trio musical composto por Renan Aguilera, Paulinho e Cipó, executou clássicos da música caipira ao vivo, acrescentando um toque especial à apresentação.


O Secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, ressaltou a importância da peça para o Junho Violeta: "Essa peça é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger nossos idosos e garantir que seus direitos sejam respeitados. É um encerramento simbólico e poderoso para as atividades do mês".  A peça contou com a presença de servidores do CRAS, CREAS, Casa de Apoio ao Migrante e convidados da APAE, CIEVI, FATEC e ETEC. “Se souber de qualquer indício de violência contra a pessoa idosa, denuncie. Disque 100” finalizou o secretário.

Publicidade


Clayton Campos, coordenador da Escola Livre de Teatro, comentou sobre o desafio de desenvolver o espetáculo: "O tema é bastante delicado, e nossa missão foi trazê-lo ao palco de uma forma lúdica, que promova a reflexão. Assim como o nome da peça sugere, ela se transforma conforme as estações, mudando personagens, público e narrativa, mas sem perder a essência do abandono e negligência familiar”.


Higor Arco, produtor do espetáculo, convidou o público a comentar sobre a peça e falou sobre as futuras apresentações: "Temos algumas apresentações agendadas para os próximos meses. A peça ainda está se moldando, ganhando força e reforçando o debate entre a equipe para sempre melhorar”.


O público presente se emocionou profundamente com a peça e participou ativamente do debate que se seguiu, discutindo as questões abordadas e compartilhando experiências pessoais. A noite foi marcada por uma reflexão coletiva sobre a importância de cuidar e valorizar nossos idosos, encerrando com um forte apelo à ação comunitária e familiar.


 

Publicidade

Notícias relacionadas

Justiça de Santa Fé do Sul condena 25 investigados da Operação Torre Eiffel deflagrada pela PF de Jales em 2023

A Justiça Estadual por meio de decisão do juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Fé do Sul condenou 25 investigados pela Operação Torre Eiffel, deflagrada pela Polícia Federal de Jales

23 de Agosto, 2025

Cuidar de si, do próximo e da Casa Comum: Um chamado em defesa da Vida Nascente

Diego Dovidio dos Santos Seminarista do 4º ano de Teologia – Paróquia São João Batista de Santa Fé do Sul A cada 8 de outubro, a Igreja no Brasil celebra o Dia do Nascituro, ocasião em que a c

05 de Outubro, 2025

Vereadores de Jales cobram conclusão das obras do Viaduto “Antônio Amaro”

Os vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) e Leandro Antonio Bigotto (PL), por meio do Requerimento nº 174/2025, aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 22 de setembro, na 1834ª

04 de Outubro, 2025