31 de Janeiro, 2026 12h01mTecnologia

Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo.

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo.

De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention Center, participando das palestras e visitando os expositores de produtos e serviços.

Porém, antes de abordar a NRF, vou comentar sobre uma outra reunião anual, restrita às associações do varejo mundial, a FIRA (Federação Internacional das Associações de Varejo), da qual o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) é associado. Nessa reunião participam países de todos os continentes

O interessante de estar com representantes de outros países é verificar que os problemas de todos são muito parecidos, claro que na proporção de cada país: inflação alta, elevada taxa de juros, baixa taxa de crescimento da economia, salários depreciados com consequente redução do consumo, dificuldade para contratar colaboradores com a “skill” adequada, desafios da inteligência artificial (IA) e as incertezas geradas pela taxação do governo americano, isso sem falar na instabilidade política de alguns países e a ampla atuação das plataformas asiáticas, desestruturando os mercados. Esse cenário mundial serve para refletir o comentário do representante da Finlândia que, segundo ele, uma das preocupações é a defesa da fronteira com Rússia. Ou seja, o mundo está em um momento desafiador para o varejo.

Voltando à NRF, onde a língua portuguesa foi definitivamente incorporada na comunicação, nos quadros de avisos, etc., o grande destaque foi a evolução da IA. Palestras e mais palestras apresentaram os benefícios da IA e como não teremos saída: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo.

A IA está sendo amplamente aplicada no backoffice, na logística, na definição da gama de produtos, na aplicação da precificação dinâmica, na identificação das áreas quentes da loja e em vários processos operacionais. Aquela IA que antes apenas respondia às perguntas, consultas dos mais diferentes temas, agora responde, questiona, dialoga, ajuda a decidir e finaliza a decisão do consumidor. Aqui não estamos falando da questão de vídeos interativos, verdadeiros ou fakes, estamos falando da interação completa com o ser humano. É ter o agente de IA que estará sempre à disposição para tudo o que precisar, resolvendo suas questões pessoais e sem questionar a escala 6x1 ou 44 horas de trabalho semanais.

Publicidade

As empresas de varejo que estiverem preparadas para o uso da IA neste estágio avançado apresentado em várias palestras ficarão muito à frente dos seus concorrentes. E as empresas de tecnologia, tais como Google, AWS, Amazon e outras tantas, incluindo startups, estão à velocidade luz, desenvolvendo cada vez mais funcionalidades que eliminam o atrito no atendimento ao consumidor, dão velocidade e simplificam a operação.

Claro, como todo evento de varejo, falou-se do foco no cliente, de interpretar suas necessidades, qual a melhor mídia e forma de desenvolvê-la, de como usar a marca própria para inovação e diferenciação, etc., mas nada foi tão destacado como o assunto de IA.

Com tantas palestras internacionais, cabe destacar com orgulho a apresentação de cases brasileiros demonstrando a aplicação de IA interagindo com o consumidor e incorporada em todos os canais de vendas e operação, como os apresentados pelo Magalu e McDonalds.

Entrar aqui em detalhes técnicos de IA não é o caso e não teria esta capacidade, mesmo porque escolher a melhor tecnologia e onde investir requer muito estudo e análises. O importante é que quem não começou deve começar o quanto antes, e quem já começou, deve acelerar o processo. O mundo do varejo está em acelerada transformação.

Publicidade

Notícias relacionadas

Unidades do Sebrae Aqui registram quase 13 mil atendimentos na região em 2025

A rede Sebrae Aqui contabilizou 12.959 atendimentos em 2025 na região de Votuporanga, resultado da atuação dos 48 postos atualmente em operação nos municípios atendidos pelo Escritório Regional

31 de Janeiro, 2026

Prefeitura de Urânia entrega certificados do Programa Pró-Universitário a estudantes contemplados

A Prefeitura Municipal de Urânia realizou, na quarta-feira (21/01), a entrega dos certificados aos estudantes contemplados pelo Programa Pró-Universitário.

31 de Janeiro, 2026

Prefeitura de Rubineia realiza instalação de boias de demarcação na Praia do Sol

A Prefeitura de Rubineia realizou, na manhã e tarde desta sexta-feira, a instalação de boias de demarcação destinadas à área de banho na Praia do Sol, com o objetivo de reforçar a segurança d

31 de Janeiro, 2026