01 de Outubro, 2021 15h10mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

JESUS CRISTO É MISSÃO

Neste mês de outubro a Igreja celebra o mês missionário, o tema escolhido é: “Jesus Cristo é missão&rdqu

Padre José Aparecido Ferro Martinez - Paróquia São Francisco Xavier - Pereira Barreto
Padre José Aparecido Ferro Martinez - Paróquia São Francisco Xavier - Pereira Barreto

Neste mês de outubro a Igreja celebra o mês missionário, o tema escolhido é: “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20). A Igreja é missionária por própria natureza, já que segundo o desígnio de Deus Pai, origina-se da missão do Filho e da missão do Espírito Santo. Com essa afirmação o Concílio Vaticano II recuperou a concepção teológica da natureza missionária da Igreja. Jesus é Missão; seu amor frontal misericordioso quer comunicar-se ao mundo humano. Esse amor é o movimento da própria Trindade. O Filho é o revelador do amor misericordioso do Pai ao mundo e quer levar tudo ao Pai. O Espírito Santo, na sua missão trinitária, plenifica a obra o Pai e do Filho.

A Igreja surge do Filho, por obra do Espírito Santo, para participar como “sacramento universal ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo gênero humano” (Lumen Gentium, n1). A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão reveste essencialmente a forma de comunhão missionária.

O Papa Francisco desde o seu pontificado tem nos mostrado uma Igreja em saída, isto é, aos moldes de Jesus que não ficou só na Galileia, mas percorreu os povoados, levando a todos os povos a esperança e a paz anunciada pelos profetas. Hoje, a igreja é chamada a fazer essa experiência de Jesus, porque depois de 2021 anos de história, vemos soar em nossos ouvidos que “A messe é grande, mas poucos são os operários” (Lc 10,2).

Publicidade

Uma Igreja em saída que vá ao encontro dos empobrecidos, sem casa, sem teto e trabalho. A Missão é maior do que qualquer metodologia pastoral, envolvimento ou atividade. Ela revela a própria essência de Deus. Por isso que neste mês de outubro somos chamados a refletir e avaliar a nossa missão. Como estou sendo missionário na família, na comunidade e na sociedade em geral?

Se Jesus é Missão, não podemos nos privar da responsabilidade que temos para com o projeto de Deus que é lutar pela vida, principalmente neste tempo de pandemia, devemos ser os primeiros a sair na frente na luta contra os negacionistas que não priorizam a vida, a missão nos leva a sairmos de nosso comodismo, e sentir a necessidade do outro em suas dores e perdas.

E com esse tema Jesus é Missão, a Igreja nos convida à uma conversão, isto é uma mudança de vida, de pensamentos que nos levem a sermos cultivadores dos valores cristãos éticos, e que tem como projeto a implantação de um reino de paz, justiça e dignidade para todos. Que todas as paróquias possam vivenciar na prática esse mês, tendo como exemplo o próprio Jesus Missão que não veio para ser servido, mas para servir a todos.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Força-tarefa de limpeza de residências é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Urânia e a Vigilância Sanitária

A Prefeitura Municipal de Urânia, sob a liderança da coordenadora da IEC (Informação, Educação e Comunicação) Elizangela Rodrigues, realizou hoje, quinta-feira (16), uma força-tarefa de limpe

25 de Janeiro, 2025