21 de Março, 2022 17h03mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

QUARESMA: TEMPO DE EDUCAR PARA A SOLIDARIEDADE

O tempo quaresmal nos propõe um recolhimento de quarenta dias, inspirado no exemplo de Jesus Cristo, que encontrou no deserto o ambiente favor&

Padre Valter Lucato Campano Junior, Chanceler do Bispado
Padre Valter Lucato Campano Junior, Chanceler do Bispado

O tempo quaresmal nos propõe um recolhimento de quarenta dias, inspirado no exemplo de Jesus Cristo, que encontrou no deserto o ambiente favorável para o diálogo com o Pai. A oração e o jejum, praticados por ele, constituíram forças que o motivaram superar os desafios do tentador.

Em nossa realidade, somos convocados a nos revestir das mesmas disposições de Jesus, na condição de autênticos cristãos e enfrentar, com coragem, as tribulações na certeza da vitória. O silêncio é preciso, para escutar com disposição o chamado que o Senhor nos faz: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta!” (1Sm 3,10).

Os sinais de despojamento que a liturgia propõe na Quaresma nos ajudam a mergulhar na essência tempo litúrgico. As leituras da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, propostas para a liturgia, meditadas e rezadas com atenção, se apresentam como roteiro seguro na caminhada rumo à Páscoa.

As Campanhas da Fraternidade também nos ajudam a criar um clima de conversão, quando vividas com seriedade e sem preconceitos. Olhar para a necessidade do próximo, refletindo temas importantes sugeridos pela Igreja, educa-nos para a solidariedade. É uma oportunidade de realizar gestos concretos que educam para a caridade, especialmente quando são apresentados temas importantes como o deste ano, sobre a Educação, que tem como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31,26),

Publicidade

Cada Campanha da Fraternidade tem por objetivo provocar em cada cristão uma meditação acerca das realidades e necessidades presentes na sociedade. O Catecismo da Igreja Católica (cf. nn. 1783-1785) nos ensina que educar é formar uma consciência reta e verídica, seguindo a razão de acordo com o bem verdadeiro querido pela Sabedoria do Criador. Educar a consciência é um dever que se prolonga por toda vida, desde a mais tenra infância até o final da existência humana.

A Quaresma é tempo de conversão. E a Campanha da Fraternidade possui essa proposta de impulsionar “um coração convertido”. A quaresma para nós é o silêncio que brota da vivência do encontro com o Pai, uma pausa restauradora, que nos assemelha ao Mestre. Logo, caminhando com Ele, não podemos passar longe daqueles que Ele ama. Educar para a Solidariedade é ter em nosso coração os mesmos sentimentos do Mestre.

A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Aproveitemos o Caminho Quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas, impulsionado pelo Papa Francisco em sua Mensagem para a Quaresma de 2022: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a).

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Quina: se dividido, prêmio daria R$ 2 mil para cada morador de Ouroeste, onde apostador ganhou sozinho

Ouroeste se tornou o centro das atenções após o anúncio de que uma aposta simples levou R$ 24,1 milhões. Se dividido, cada morador da cidade, que tem 10.294 habitantes de acordo com o último Cen

21 de Fevereiro, 2025