Chegamos à segunda década deste século acostumados com a ideia de progresso e obcecados em conquistar o desenvolvimento. Falamos em avançar nas conquistas materiais, em produzir riquezas para nosso conforto e, assim, idealizamos um mundo com menos dificuldades. Isso, ao que parece, é o sentido natural da história humana. Mas cabe indagar: qual é a base para as novas conquistas? Qual é a ponte que nos permite escapar do nosso estado de ignorância e chegar ao mundo da sabedoria? A resposta pode parecer bastante óbvia e certamente todos vão dizer: a educação. Sim, a educação é um processo que se aprimora na busca pelo conhecimento. Mas o que torna a educação o caminho para o aprimoramento humano é a nossa consciência temporal. A ideia de tempo baliza as nossas relações entre o passado e o futuro. Desse modo, tem sido por meio da capacidade humana de acumular experiência que o mundo se transformou e continua a se transformar.
Assim sendo, no momento dessa breve reflexão, penso, por exemplo, no quanto avançou a passos largos a Revolução Digital, ajudando-nos a atravessar a pior pandemia deste século.
Contudo, objetivamente, comecei essa escrita a partir de uma data. A icônica data de 25 de março de 1970 (que meu amigo, Júnior Soler, me passou). Marco inicial do atual Centro Universitário de Jales, primeira instituição de Ensino Superior de Jales e Região. Esse cinquentenário revela uma anterioridade fundamental, constitui-se num lugar de memória que guarda a chave para compreendermos quem somos e para onde podemos ir. Sua análise e compreensão é o suporte para que os avanços possam ser construídos com segurança e nortear o desenvolvimento socioeconômico desejável. Essa é uma lição da história que não pode ser desprezada.
Compreender as ações e os movimentos protagonistas são essenciais para a elaboração ou reelaboração de novos projetos, uma vez que o desenvolvimento de uma cidade ou região está vinculada, sobremaneira, a qualidade das atitudes de seus personagens, bem como a durabilidade e alcance de tais atitudes. Neste caso, ao celebrar 50 anos de ensino superior, em Jales, no mês em que também comemora o aniversário de sua fundação, cabem duas questões muito simples; primeiro, qual foi o impacto da criação de uma Instituição de Superior em Jales? E, qual o papel dessa Instituição para o futuro? Só respondemos satisfatoriamente a essas questões se recorrermos a memória, fazendo-se necessário a contextualização no tempo e no campo das representações. A partir daí é possível construir uma reflexão da capacidade transformadora com a criação da FAFICLE.
Evidentemente, quando falamos em memória, estamos cientes de escolhas e do risco de ausências importantes que só um trabalho historiográfico criterioso poderia realizar. Neste texto, a pretensão é indicar a importância desse evento para o desenvolvimento social, econômico e cultural da fundação do atual Centro Universitário (UNIJALES). Não há dúvida que, olhando para trás, a criação da faculdade foi peça fundamental na consolidação da cidade de Jales como centro de região, ao torna-se referência para as pessoas que viviam nas pequenas cidades do seu entorno.
Desse modo, guardada as devidas proporções, a chegada da primeira instituição de ensino superior em Jales, vai impactar no cenário científico/cultural e econômico tanto quanto foi a criação da faculdade Direito, no século XIX e, posteriormente, a vinda da missão francesa e criação da USP, impactaram na capital paulista. A educação superior tem por missão dar formação para todo o processo educativo, em especial para a educação básica. Mas também aprimora as atividades econômicas e cria condições para o aperfeiçoamento técnico.
Portanto, ao completar 50 anos, a UNIJALES é símbolo de meio século de desenvolvimento para Jales. A História de tudo que representou essa conquista merece ser contada. Muitas lideranças de hoje e de ontem, personagens que protagonizaram melhorias na educação, na saúde, no comércio, entre outros, compõe o grupo de pessoas que fizeram e fazem a diferença. Personagens de uma trama que teve na UNIJALES a base intelectual para grandes transformações. Guardam a memória e a escrita de uma história em busca do conhecimento. Memórias e histórias forjadas no pioneirismo do casal Oswaldo Soler e Ivoni Fuster Corby Soler que somado aos esforços de seus colaboradores abriu caminhos na nobre empreitada de construir um mundo melhor.
Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego
Vice-reitor Acadêmico