12 de Agosto, 2023 11h08mArtigo

FAMÍLIA, FONTE DE VOCAÇÕES

Todos os anos no Brasil no mês de agosto, realiza-se a Semana Nacional da Família, tendo como objetivo mobilizar a Igreja, nas suas pastorais, movimentos, grupos e serviços, para a reflexão sobre a realidade familiar, com toda sua complexidade, suas

Todos os anos no Brasil no mês de agosto, realiza-se a Semana Nacional da Família, tendo como objetivo mobilizar a Igreja, nas suas pastorais, movimentos, grupos e serviços, para a reflexão sobre a realidade familiar, com toda sua complexidade, suas luzes e sombras, tendo o olhar misericordioso e acolhedor de Cristo, procurando seguir sua proposta de vida (cf. AL, nº 32). 

Realizada dentro do mês vocacional, neste ano em sintonia com o 3º Ano Vocacional, a Semana da Família nos traz como tema: “Família, fonte de todas as vocações”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. Com isso devemos ter presente que é da família que brotam todas as vocações, como uma grande riqueza para a vida da Igreja, na construção do Reino de Deus. “É na vocação da família cristã que Deus começa a transmitir o seu amor a todos os seus” (T.B – A. V, nº 201). Assim, como o Senhor fez “arder” os corações dos discípulos de Emaús, é nossa missão evangelizar cada família, ajudando estas a se encontrarem com Cristo, proporcionando que os corações e os lares se “ardam” de amor pelo Evangelho. Como graça e missão, o chamado do Senhor deve ressoar em nosso coração, em todos os ambientes, de uma maneira especial, na família. “Diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário” (AL, nº 58).

As famílias devem ser formadas na Palavra do Senhor. Sintonizando-se com a Palavra, que nos revela um Deus que estabelece com a humanidade, relacionamentos de amor, afeto e misericórdia, a família compreenderá melhor a sua missão, assumindo a sua vocação de ser família de Deus, família cristã.

Este anúncio ao qual o Papa Francisco se refere é carregado de amor e de ternura. Assim também deve ser o nosso ensinamento sobre a família. Deus nos ama, e por isso nos chama. Somos chamados a servir, a ser povo de Deus, a acolher e proteger a vida. Chamados a ser discípulos e discípulas do Senhor, nos colocando à caminho, como os discípulos de Emaús. Chamados a ser família, Igreja doméstica, que cultiva, guarda e transmite os valores do Evangelho.

Publicidade

O ambiente familiar deve ser lugar do testemunho de amor, fidelidade, diálogo, escuta e misericórdia. Mas também, lugar onde os pais exerçam verdadeiramente a missão de educar. Este é um grande desafio. Não é a diversidade de famílias que atrapalha. Esta é positiva, pois nos leva a interagir com o diferente, superando preconceitos.

O que desgasta é quando presenciamos: pais que não corrigem seus filhos; pais que transferem aquilo que é sua responsabilidade para a escola, ou seja, a missão de educar e de impor limites. Portanto, há a necessidade de uma mudança de postura e de mentalidade. Os pais precisam ser mais presentes na vida e na formação de seus filhos para a vida em sociedade e para a vida religiosa. É necessária uma verdadeira catequese familiar, onde as famílias sejam formadas na fé, no compromisso, assumindo melhor suas responsabilidades.

A família é dom de Deus. Para ela a Igreja deve ter um olhar todo especial. Hoje, marcada por tantas dificuldades, com relacionamentos muitas vezes tão fragilizados, ela necessita de cuidado, amparo e proteção. No entanto, é no ambiente familiar que a cultura vocacional deve ser cultivada em primeiro lugar. 

Palmeira D’Oeste, 9 de agosto de 2023.

Publicidade

Notícias relacionadas

Alunos de escola de Santa Rita D’Oeste visitam Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

Os alunos do 5º ano do Ensino Integral da EMEF Ariel Biani Seichi viveram um dia inesquecível na quarta-feira, 30 de abril, ao realizarem uma visita pedagógica à Usina Hidrelétrica de Ilha Soltei

03 de Maio, 2025

Prefeitura de Suzanápolis realiza 1º Torneio Municipal de Sinuca

A Prefeitura de Suzanápolis, por meio do Departamento de Esportes, Lazer e Turismo, realizou no último domingo, dia 20 de abril, o 1º Torneio Municipal de Sinuca, reunindo competidores e apreciador

03 de Maio, 2025

Ex-prefeito de Urânia é preso após ser condenado por desviar cerca de R$ 400 mil da prefeitura

O ex-prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza, foi preso na casa dele, na tarde de segunda-feira (28), após ser condenado a oito anos em regime fechado pelo desvio de verbas na prefeitura.

03 de Maio, 2025