18 de Novembro, 2023 13h11mArtigo

MARIA: LUZEIRO PARA OS CRISTÃOS

Tiago Vinícius Raimundo Caetano, Seminarista - 4° Ano de Teologia A espiritualidade cristã testemunha a presença da Virgem Maria na caminhada e na experiência de fé da Igreja.

Tiago Vinícius Raimundo Caetano, Seminarista - 4° Ano de Teologia

A espiritualidade cristã testemunha a presença da Virgem Maria na caminhada e na experiência de fé da Igreja. A presença discreta e eficaz da mãe de Deus na história cotidiana dos fiéis sempre foi reconhecida, tanto é, que muitos Santos e em muitas épocas fizeram a “escola de Maria” e se deixaram conduzir por ela ao seu Filho Jesus, reconhecendo assim que o culto prestado à Virgem Maria é um caminho seguro para a santificação. 

O Concílio Vaticano II na tentativa de evidenciar ainda mais essa presença mariana na experiência de Fé da Igreja, se debruça a escrever sobre Santíssima Virgem associando-a intimamente ao mistério de Cristo e da Igreja. Maria é inserida no “mistério” em sentido tipológico, isto é, ela é imagem, ícone e figura da família de Deus que caminha na história, orientados pela palavra, rumo à realização de sua realidade escatológica. 

Publicidade

Além disso, contemplar hoje a realidade divina e humana da Igreja sem olhar para Maria e nela reconhecer o “já e o “ainda não” da casa de Deus, seria o mesmo que enxergar o dia sem o sol. Maria com seu sim, é modelo inspirador para todos os cristãos, pois seu modo de servir a Deus, deixando que a palavra Dele transformasse a sua vida, fez dela a discípula perfeita do Senhor. 

Em uma sociedade marcada pela ausência da confiança e da credibilidade nas palavras, contemplar Maria é também reconhecer a urgente necessidade de seguir por outro caminho, redescobrindo nas sementes de eternidade deixadas por Jesus o real sentido para o ser humano existir. Maria antecipa a nossa escatologia, mas, também antecipa uma nova humanidade regenerada na Ressureição e marcada pela vivência concreta da vontade Deus. 

Assim, Maria aponta para o eterno, ensinando-nos que a Igreja, que somos nós, está a serviço da fé, logo não pode deixar confundir com a fé verdadeira, suas estruturas humanas, carentes de constante conversão e mudança de mentalidade. Deixemo-nos moldar pela ação de Deus, assim como fez Maria e com ela sejamos discípulos do Senhor insistentes na propagação do amor, da esperança e da caridade. 

Publicidade

Notícias relacionadas

ACIJ realiza Jantar Show para os associados em comemoração aos 60 anos da entidade

Na noite do sábado, 19 de julho, a Associação Comercial e Industrial de Jales realizou o grande Jantar Show em comemoração aos 60 anos da entidade, celebrados oficialmente em 25 de novembro de 20

27 de Julho, 2025

O golpe das falsas corretoras e o uso de Inteligência Artificial para enganar investidores

Nos últimos anos, o Brasil tem sido palco de uma série de golpes financeiros de proporções bilionárias, muitos dos quais envolvendo esquemas sofisticados de falsas corretoras que simulam operaç

05 de Julho, 2025

Justiça Federal destina R$ 225 mil para combate a incêndios na região de Jales

A Justiça Federal em Jales ordenou a destinação de R$ 225.382,86 ao Corpo de Bombeiros para utilização em ações de defesa civil, combate e prevenção de incêndios florestais na região.

06 de Setembro, 2025