Em apenas uma noite, pelo menos três estabelecimentos comerciais localizados na área central de Jales, além de um escritório de advocacia, foram arrombados durante a madrugada de terça-feira, dia 17 de janeiro.
Os estabelecimentos são duas lojas de celulares, acessórios e produtos eletrônicos, sendo uma localizada na rua 09 e a outra na rua 11, além de uma cafeteria que fica na rua 15.
Imagens do circuito de monitoramento dos locais furtados ajudaram a polícia a identificar os autores. Em uma rápida ação, a Polícia Militar localizou e prendeu ainda na terça-feira, dois envolvidos nos crimes, além de também recuperar produtos que haviam sido levados das lojas e escritório de advocacia.
Os policiais ainda apreenderam uma mochila, além de objetos e ferramentas que podem ter sido usados no arrombamento dos estabelecimentos e em possíveis outros crimes que a polícia suspeita que os criminosos teriam praticado na cidade.
No dia seguinte, quarta-feira (18), os presos passaram por audiência de custódia no Fórum de Jales e o juiz do caso resolveu liberar os indivíduos.
Nas redes sociais, muitos comerciantes protestaram. Alguns pediram justiça, outros escreveram dizendo que se sentem inseguros com a criminalidade, e teve quem pediu aumento do efetivo policial nas ruas ou a implantação de uma Guarda Civil Municipal em Jales, assunto que já vem sendo discutido pela Prefeitura e Câmara nos últimos meses, com a possibilidade de início das atividades ainda em 2023.