O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro está desenvolvendo um grande projeto para deixar registrado a sua história, que completa 35 anos.
Através da contemplação na Lei Paulo Gustavo, no município de Jales, está sendo gravado um curta- metragem, para celebrar os 35 anos.
O filme está sendo dirigido pela cineasta Mônica Ogaya, com direção de fotografia de Higor Arco.
O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro é um projeto da ECCART – Espaço Cidadania, Cultura e Arte e tem como fundamento do seu programa de trabalho quatro preocupações básicas: Ênfase na formação do ator; Popularização do teatro; Atendimento às necessidades profissionais nas mais diversas áreas que o teatro possa contribuir e Interferência do artista no meio social.
Acreditando nisso, o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro coloca-se como agente ativo voltado para o desenvolvimento social.
É trabalhado o teatro para a população e com a população, utilizando o lúdico como instrumento que ensina, educa, transforma e acende uma chama a mais de vida em quem experimenta.
O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro começou em agosto de 1990, com a Oficina de Teatro na Casa de Cultura de Jales (local onde hoje funciona a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino), projeto que posteriormente viria a se tornar a Escola Livre de Teatro de Jales.
Tudo começou com o Projeto “OFICINA DE TEATRO” que consistia em um curso rápido com o objetivo de proporcionar aos participantes vivências teatrais. Esse curso era ministrado por alguns integrantes do “Grupo Teatral Drummond”, que já vinha atuando na cidade de Jales desde 1986.
Com o passar do tempo, a procura pelo curso aumentou, e os alunos que já frequentavam a “Oficina de Teatro” queriam dar continuidade no seu aprendizado. Diante disso, os monitores se viram na obrigação de implantarem uma metodologia, com planejamento do curso para quatro etapas, onde a “Oficina de Teatro” deixou de ser um curso rápido e se tornou uma Escola com curso livre: a “Escola Livre de Teatro”.
Em 2009 a Escola Livre de Teatro passou a integrar a Rede de Pontos de Cultura através de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura. Os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da Autonomia, Protagonismo e Empoderamento Social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada como a Rede de Pontos de Cultura.
Tudo isso e muito mais será contado no curta-metragem que logo terá sua data de lançamento divulgada.