28 de Setembro, 2024 13h09mCultura

Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro terá sua história de 35 anos contada em um curta-metragem

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro está desenvolvendo um grande projeto para deixar registrado a sua  história, que completa 35 anos.

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro está desenvolvendo um grande projeto para deixar registrado a sua  história, que completa 35 anos.

Através da contemplação na Lei Paulo Gustavo, no município de Jales, está sendo gravado um curta- metragem, para celebrar os 35 anos.

O filme está sendo dirigido pela cineasta Mônica Ogaya, com direção de fotografia de Higor Arco.

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro é um projeto da ECCART – Espaço Cidadania, Cultura e Arte e tem como fundamento do seu programa de trabalho quatro preocupações básicas: Ênfase na formação do ator; Popularização do teatro; Atendimento às necessidades profissionais nas mais diversas áreas que o teatro possa contribuir e Interferência do artista no meio social.

Acreditando nisso, o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro coloca-se como agente ativo voltado para o desenvolvimento social.

É trabalhado o teatro para a população e com a população, utilizando o lúdico como instrumento que ensina, educa, transforma e acende uma chama a mais de vida em quem experimenta.

Publicidade

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro começou em agosto de 1990, com a Oficina de Teatro na Casa de Cultura de Jales (local onde hoje funciona a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino), projeto que posteriormente viria a se tornar a Escola Livre de Teatro de Jales.

Tudo começou com o Projeto “OFICINA DE TEATRO” que consistia em um curso rápido com o objetivo de proporcionar aos participantes vivências teatrais. Esse curso era ministrado por alguns integrantes do “Grupo Teatral Drummond”, que já vinha atuando na cidade de Jales desde 1986.

Com o passar do tempo, a procura pelo curso aumentou, e os alunos que já frequentavam a “Oficina de Teatro” queriam dar continuidade no seu aprendizado. Diante disso, os monitores se viram na obrigação de implantarem uma metodologia, com planejamento do curso para quatro etapas, onde a “Oficina de Teatro” deixou de ser um curso rápido e se tornou uma Escola com curso livre: a “Escola Livre de Teatro”.

Em 2009 a Escola Livre de Teatro passou a integrar a Rede de Pontos de Cultura através de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura. Os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da Autonomia, Protagonismo e Empoderamento Social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada como a Rede de Pontos de Cultura.

Tudo isso e muito mais será contado no curta-metragem que logo terá sua data de lançamento divulgada.

Publicidade

Notícias relacionadas

Grande público prestigiou 30ª Mostra Escola Livre de Teatro durante os cinco dias de evento

Daniel Zilio-Assessor de Imprensa Jales recebeu entre os dias 19 e 23 de novembro, a 30ª edição da Mostra Escola Livre de Teatro, para celebrar os trabalhos das Oficinas de Teatro, realizados pelo

07 de Dezembro, 2024

Grande público prestigiou 30ª Mostra Escola Livre de Teatro durante os cinco dias de evento

Jales recebeu entre os dias 19 e 23 de novembro, a 30ª edição da Mostra Escola Livre de Teatro, para celebrar os trabalhos das Oficinas de Teatro, realizados pelo Ponto de Cultura Escola Livre de T

30 de Novembro, 2024

Luz, câmera, ação! Núcleo Canindé promove Pré-estreia de curta-metragem em Jales

Na noite do domingo, 8 de dezembro, o Núcleo Canindé de Audiovisual e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro realizaram a pré-estreia do filme "Teatro do Afeto: 35 anos da Escola Livre de Teatro

14 de Dezembro, 2024