Na última semana, o Cine Giro, projeto de cinema itinerante realizado pelo Núcleo Canindé de Audiovisual e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, percorreu três pontos da cidade de Jales, promovendo momentos de arte, reflexão e convivência para públicos de todas as idades. As exibições, que fizeram parte da programação do projeto Natal Tempo de Esperança, da Prefeitura de Jales, aconteceram na Escola Municipal Professor Alberto Gandur, no dia 04 de dezembro, na Escola Municipal Professora Eljácia Moreira, no dia 05, e na Praça Dr. Euphly Jalles no último sábado, dia 07, transformando esses espaços em verdadeiras salas de cinema ao ar livre.
O projeto trouxe a exibição de um curta metragem, denominado “O Papagaio e a Pipa” e do longa-metragem “Teca e Tuti: Uma noite na Biblioteca”, filmes que abordam temas sociais, culturais e educativos, com o objetivo de estimular o acesso à arte cinematográfica em locais onde muitas vezes esse tipo de experiência cultural não chega.
Nas escolas, as sessões foram voltadas para os alunos, suas famílias e toda comunidade e contou com a distribuição gratuita de pipoca. Os filmes escolhidos criaram um diálogo com a realidade das crianças, ampliando seu repertório cultural.
O encerramento da circulação do Cine Giro aconteceu na praça central da cidade, que se transformou em um ponto de encontro, onde famílias, amigos e a comunidade em geral se reuniram para assistir aos filmes sob o céu estrelado. A atmosfera mágica do cinema ao ar livre resgatou a ideia de que a arte tem o poder de reunir e conectar pessoas.
O Núcleo Canindé de Audiovisual reafirma, com o Cine Giro, seu compromisso em democratizar o acesso ao cinema e fomentar o debate cultural. A iniciativa também destaca a importância de ocupar espaços públicos com arte e levar cultura para além dos espaços tradicionais.
A população que participou do projeto saiu inspirada, reforçando o desejo de que ações como esta continuem circulando pela cidade, aproximando ainda mais o público da magia do cinema.
O Cine Giro é uma realização do Núcleo Canindé de Audiovisual e do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e está sendo financiado pela Lei Paulo Gustavo, realizada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Jales através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.
Núcleo Canindé de Audiovisual realiza o projeto Cine Giro em três pontos da cidade
Na última semana, o Cine Giro, projeto de cinema itinerante realizado pelo Núcleo Canindé de Audiovisual e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, percorreu três pontos da cidade de Jales, promovendo momentos de arte, reflexão e convivência para
Publicidade
Notícias relacionadas
Educação
Programa de Intercâmbio do CPS contempla aluno de Tecnologia em Agronegócio da Fatec
Tiago Nitani, estudante do curso de Tecnologia em Agronegócio, está comemorando uma grande conquista, que certamente marcará sua vida acadêmica.