31 de Maio, 2025 12h05mJales

Palestras em escolas foram realizadas em alusão a Semana Mundial Sem Tabaco

O ”Dia Mundial Sem Tabaco” comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao Tabagismo.

O ”Dia Mundial Sem Tabaco” comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao Tabagismo.

Pensando nisso, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Ambulatório de Saúde Mental, envolvendo a equipe que desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo, teve a iniciativa de realizar durante esta semana palestras informativas sobre o tema “Tabagismo e o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar” em diversas escolas de nossa cidade. O objetivo é conscientizar os jovens sobre os riscos e malefícios das diversas formas de consumo de tabaco e/ou nicotina, prevenindo-os dos artifícios da indústria tabagista.

A cada ano é indicado um tema específico promovendo a conscientização, educação e informação de dados relevantes para sensibilizar a população. E para este ano de 2025, o tema indicado pela OMS é “DESMASCARANDO A INDÚSTRIA DO TABACO: EXPONDO AS TÁTICAS DAS EMPRESAS PARA DEIXAR OS PRODUTOS DE TABACO E NICOTINA MAIS ATRATIVOS”.

De acordo com a coordenadora do Programa de Tabagismo de Jales, Soraya Barbur Prandi “o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina presente nos produtos derivados do tabaco. É a principal causa de morte evitável no mundo. Cerca de 8 milhões de pessoas morrem a cada ano em todo o planeta e no Brasil morrem cerca de 156.000 pessoas anualmente”, informou.

Publicidade

A psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, Amanda Moreira de Souza, enfatizou que “atualmente um novo desafio que se impõe é o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) (pods, vapes, pendrives) e de outros produtos que também contém nicotina sintética. Há uma variedade de produtos de tabaco comercializados que podem ser usados de diversas formas: fumados, inalados, aspirados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral.Todos contém nicotina, substância psicoativa que causa a dependência”.

 As profissionais lembraram que a indústria do tabaco direciona suas estratégias especialmente para crianças e adolescentes, produzindo produtos com sabores atrativos, embalagens coloridas, cheiros agradáveis e promovendo eventos esportivos, culturais, buscando associar o consumo de tabaco a estilos de vida desejáveis e modernos. Também conta com a mídia digital para atrair um público mais jovem.

“Sabemos que a maioria dos fumantes tem a primeira experimentação e o início do consumo do tabaco e/ou nicotina antes dos 19 anos de idade. Pesquisas atuais apontam que 50% dos jovens relataram usar algum produto relacionado a nicotina; 20,7% usaram cigarros eletrônicos mesmo sendo proibidos no país; e aproximadamente 81% ainda tem uma baixa percepção de risco do uso dos DEF”, ressaltou Soraya.

Publicidade

Notícias relacionadas

Alunos do 1º Ano da Escola Municipal de Santa Salete vivenciam dia de descobertas em visita a Santa Fé do Sul

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, os alunos do 1º Ano da Escola Municipal de Santa Salete participaram de um passeio repleto de descobertas, aprendizagem e momentos especiais em Santa Fé d

13 de Dezembro, 2025

Prefeitura de Jales participa e apoia a I Semana de Ciências Agrárias Unijales

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, esteve presente na abertura da I Semana de Ciências Agrárias, realizada pelo Centro Univer

08 de Novembro, 2025

Alunos de Psicologia do Unijales realizam visita técnica a hospital psiquiátrico em Jaci

Quando um futuro aluno busca por uma Instituição de Ensino Superior, há diversos fatores que o levam a dedicar anos de sua trajetória de vida a esse local.

01 de Novembro, 2025