Na segunda-feira, dia 14, o boletim do ONS (Operador Nacional do Sistema) indicou que o reservatório da Usina de Água Vermelha está com volume útil de 42,2% para geração de energia elétrica.
Informações apontam que desde 2020, o reservatório de Água Vermelha enfrenta queda no volume útil. O pior índice foi registrado em novembro de 2020, com apenas 1,20% do volume útil, o pior índice em 20 anos. Em 2021, o nível do reservatório andou a maior parte dos meses abaixo de 10%.
Em fevereiro de 2021 (temporada de chuvas), o reservatório da usina operada pela AES Tietê estava com 21%. Esse volume é comparável ao de fevereiro de 2020 que também estava em 42%.
Gradativamente
A tendência é de que com as chuvas os níveis dos reservatórios vão encher gradativamente. A expectativa é que o reservatório fique cheio ao final do período de chuvas, em abril.
No período crítico da estiagem na região, com o reservatório da Ilha Solteira zerando o volume útil, o efeito podia se estendia até a ponte da Rodovia de Água Vermelha, onde os pilares da ponte ficaram expostos, como mostra a foto. O nível do Rio Grande já está subindo, acompanhando o nível do reservatório de Ilha Solteira.