30 de Novembro, 2024 12h11mMeio Ambiente

Jales avança na preservação ambiental com Plano Diretor de Controle de Erosão Rural

A Prefeitura de Jales recebeu, no dia 27 de novembro, os representantes da FS Projetos Ambientais, de Marília, com o objetivo de discutir com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, a execução do “Pl

A Prefeitura de Jales recebeu, no dia 27 de novembro, os representantes da FS Projetos Ambientais, de Marília, com o objetivo de discutir com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, a execução do “Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural do Município de Jales”. Estiveram presentes o engenheiro agrônomo Vinicius Henrique da Silva e o tecnólogo em Agricultura de Precisão Gabriel Gonçalves de Oliveira. A reunião aconteceu na sede da Secretaria.
Os profissionais foram recebidos pelo corpo técnico da Prefeitura, composto pelos engenheiros João Gabriel Segantine, diretor do Departamento de Meio Ambiente; Álvaro Gonçalves de Souza Junior, chefe da Divisão de Licenciamento e Projetos Ambientais; Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, chefe da Divisão de Abastecimento; Luiz Eucézio Parra Soares, chefe da Divisão de Serviços e Infraestrutura Rural; além da secretária municipal Sandra de Lima Gigante e da engenheira ambiental Eliana Mariano Nogarini, da SP Águas (antigo DAEE).
O Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural, é um projeto essencial para a preservação ambiental e a melhoria da infraestrutura rural. A iniciativa, que conta com convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados, busca priorizar ações para conter o avanço da erosão e minimizar problemas nas estradas e cursos d’água da zona rural do município.
A erosão é um processo natural que pode ser intensificado pelo uso inadequado do solo, provocando perdas significativas de nutrientes, assoreamento de rios e córregos e até prejuízos econômicos para os produtores rurais. Com o plano, será possível diagnosticar os fatores que influenciam na impermeabilização dos terrenos e traçar estratégias para solucionar esses problemas, incluindo obras de drenagem como terraços, bacias de contenção e canais de escoamento.
A secretária Sandra Gigante destacou a relevância do projeto para o futuro ambiental e econômico de Jales. “Esse plano reflete nosso compromisso com a preservação dos recursos naturais, como água e solo, e com o fortalecimento da infraestrutura rural, garantindo maior sustentabilidade para os produtores e qualidade de vida para a população”.
O Plano Diretor prevê a análise detalhada das microbacias e sistemas de drenagem, avaliando o uso e ocupação do solo e os impactos da pluviometria. A partir disso, serão elaboradas metas e projetos que priorizem obras fundamentais para combater a erosão e melhorar a gestão dos recursos hídricos no município.

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales recebe Operação SP Sem Fogo com ações de prevenção a incêndios na zona rural

Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, ju

14 de Junho, 2025

Personal desmaia após ser golpeado na cabeça com halter dentro de academia em Jales

Um personal trainer de 36 anos desmaiou após ser golpeado na cabeça com um peso de academia por um aluno de 51 anos, em Jales, na manhã de terça-feira (1º de julho).

05 de Julho, 2025

Workshop reúne autoridades e comunidade rural em Santa Albertina para discutir prevenção de incêndios na estiagem

Nesta terça-feira, a Colombo Agroindústria, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Santa Albertina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, e com

12 de Julho, 2025