
A Prefeitura de Jales iniciou na noite da quarta-feira, 19 de março, mais uma importante ação visando o combate à dengue: os bairros Jardim Pêgolo (entre a Rua Cinturão Verde e rua 1), Vila São José (entre a Rua São Paulo e Av. Maria Jalles), Rua 2 à Rua 24 (até linha férrea), Rua 1 até a Travessa Ary Barroso e Rua 1 até a Rua 21 (próximo ao Comboio), receberam a nebulização ultra baixo volume a frio com equipamento acoplado a uma caminhonete da Defesa Civil de Jales. A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Patrícia Albarelo, acompanharam as atividades que se repetiram nos dias 20 e 21 nos mesmos locais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho consiste na aplicação de inseticida para controle do mosquito Aedes aegypti com máquina acoplada em um veículo. “O trabalho se difere do popular ‘fumacê’ devido ao tipo de inseticida utilizado”, ressaltou a Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, Vanessa Luzia Silva Tonholi.
A ação foi iniciada pelos bairros que já receberam a visita de agentes para fazer a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypit.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, na próxima semana, vai iniciar a aplicação de inseticida com o veículo da Defesa Civil nos bairros: Monte Líbano, Jacb I e II, Nova Jales I e II e Residencial Alvorada. Nesses bairros a previsão é para que a ação aconteça nos dias 27, 28 e 29 de março.
A aplicação é realizada a partir das 18 horas, por 3 dias seguidos na mesma área, respeitando assim a temperatura ambiente que não pode estar elevada.
“A recomendação é para que as pessoas deixem as casas abertas para que o inseticida alcance todos os ambientes internos. Também tampem alimentos e recipientes com água e comida dos animais e guardem os seus utensílios de cozinha”, informa Vanessa O inseticida é aplicado a frio, sem queimar óleo mineral, por isso não há formação de fumaça.
Vanessa ressaltou ainda que o veículo percorre por dia de trabalho entre 100 a 120 quarteirões, dos quais precisam já ter recebido a vistoria dos agentes para eliminação de criadouros. A porcentagem de imóveis fechados não deve ser superior a 20%. O prazo máximo para aplicação do inseticida é de 7 dias após realizadas as vistorias. Esses critérios nos ajudaram a definir os primeiros bairros a receberem a nebulização veicular”, frisou.
Para vencer a luta contra a dengue, segundo a secretária de Saúde, Nilva, a população deve sempre manter os hábitos conhecidos de prevenção. A principal medida é evitar o acúmulo de água parada. Para isso, é preciso virar garrafas de boca para baixo, guardar pneus em locais cobertos, fazer a manutenção de piscinas e caixas d’água, deixar lonas de proteção esticadas para não ficar com água na superfície e preencher pratinhos de plantas com areia, entre outras atitudes.