09 de Agosto, 2025 12h08mPrevenção

Campanha Julho Verde mobiliza população de Jales na prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça, pescoço e cavidade oral, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, ao longo do mês de julho, uma série de ações dentro da campanha Julho Verde.

Com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça, pescoço e cavidade oral, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, ao longo do mês de julho, uma série de ações dentro da campanha Julho Verde. A mobilização teve como ponto alto o evento de encerramento promovido na terça-feira (29), no Núcleo Central de Saúde, com atendimentos clínicos e orientações à população. Vale ressaltar que a campanha ocorreu durante todo o mês em diversas unidades de saúde na cidade.

As atividades foram conduzidas pelas equipes de Saúde Bucal das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município e contaram com a participação de profissionais dentistas que atuaram na triagem da população, examinando regiões como língua, gengiva, cavidade oral e pescoço, áreas comuns para o aparecimento de lesões suspeitas.

Participaram da ação os cirurgiões-dentistas Robson Carlos de Carvalho, Tarcisio Ikeda, Leonel Queiroz, Adriele Andreati Duarte, Patrícia Martines do Nascimento e Alexandra Iglecias Vicente. Durante os atendimentos, os profissionais realizaram exames clínicos preventivos, orientaram sobre o autoexame bucal e destacaram os principais sinais de alerta, como feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas, além de caroços no pescoço.

Casos considerados suspeitos foram encaminhados para avaliação especializada, com possibilidade de realização de biópsias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), referência municipal.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 200 pessoas participaram das ações realizadas durante o mês, que incluíram palestras educativas, orientações individuais e atividades práticas com foco na promoção da saúde bucal e na importância do diagnóstico precoce.

“A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Nosso objetivo com a campanha é conscientizar a população sobre os sinais de alerta e facilitar o acesso à triagem odontológica”, destacou a coordenadora da ação, Alexandra Iglecias.

A campanha reforça o compromisso do município em fortalecer a rede de atenção à saúde, promovendo educação em saúde bucal e integrando esforços com unidades de referência em oncologia, fator essencial para o aumento das chances de cura e qualidade de vida dos pacientes.

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales terá plantio de árvores e distribuição de mudas na Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará entre os dias 1º e 3 de junho uma programação especial em comemoração à Sem

30 de Maio, 2026

Sebrae realiza Semana do MEI com programação especial e atendimentos gratuitos na região de Jales

O Sebrae-SP está realizando atendimentos gratuitos, palestras, orientações sobre formalização e ações de regularização durante a Esquenta Semana do MEI e a Semana do MEI 2026 em municípios d

23 de Maio, 2026

Jales promove campanha “Maio Vermelho” com ações de prevenção ao câncer bucal

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes de Saúde Bucal, realizará durante todo o mês de maio a campanha “Maio Vermelho”, voltada à prevenção e conscie

18 de Maio, 2026