16 de Agosto, 2025 12h08mPrevenção

Projeto “Limpando e Reciclando” movimenta Santa Albertina e reforça ações contra o mosquito Aedes aegypti

O Município de Interesse Turístico de Santa Albertina foi palco, nos últimos dias, de mais uma edição da passeata do projeto “Limpando e Reciclando”, iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, com o objeti

O Município de Interesse Turístico de Santa Albertina foi palco, nos últimos dias, de mais uma edição da passeata do projeto “Limpando e Reciclando”, iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de mobilizar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti e incentivar práticas de preservação ambiental.

A ação contou com a participação ativa dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que percorreram as ruas acompanhados de representantes do Conselho Tutelar, CRAS, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Colombo Agroindústria e da empresa Servprag, que também abraçaram a causa. Com cartazes, faixas e mensagens educativas, os participantes chamaram a atenção da comunidade para a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O projeto, já consolidado no calendário municipal, está em sua 3º edição e segue incentivando crianças e adolescentes a recolherem materiais recicláveis que também possam servir como criadouros do mosquito. Como incentivo, todo material arrecadado poderá ser trocado por ingressos para um dia de lazer que acontecerá em 15 de agosto, na Praça da Matriz. Na data, o espaço será transformado em um parque de diversão ao ar livre, com brinquedos infláveis, cama elástica, algodão doce e a presença da tradicional carreta da alegria.

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Saúde, a proposta é unir educação ambiental, prevenção em saúde e momentos de recreação, de forma a envolver toda a comunidade no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Queremos que a população entenda que cuidar do nosso quintal é cuidar da nossa saúde e do nosso futuro. E, ao mesmo tempo, oferecer às crianças um momento de lazer como recompensa pelo esforço coletivo”, destacou a pasta.

A Prefeitura de Santa Albertina reforça que a participação da comunidade é fundamental e que o engajamento nas ações de prevenção é o caminho mais eficaz para manter a cidade livre das doenças e mais sustentável para todos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Fumacê reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti em Santa Salete

A Prefeitura Municipal de Santa Salete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 20 de maio, mais uma ação de nebulização veicular do tipo fumacê no combate ao mo

23 de Maio, 2026

Santa Albertina reforça preparação para o período de estiagem 2026

Nos dias 1º e 2 de junho, representantes da Defesa Civil de Santa Albertina participaram da Oficina Preparatória da Operação SP Sem Fogo, realizada em São José do Rio Preto, na área do 13º Gru

07 de Junho, 2026

Santa Salete promove ações de prevenção à saúde da mulher e vacinação contra influenza

A Prefeitura de Santa Salete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 23 de maio, importantes ações voltadas à prevenção e promoção da saúde da mulher, além d

30 de Maio, 2026